São Bernardino de Sena: o santo que comunicava com o coração

São Bernardino de Sena: o santo que comunicava com o coração

“O nome de Jesus é a luz dos pregadores, porque ilumina, com o seu esplendor, os que anunciam e os que ouvem a Sua Palavra.”

São Bernardino de Sena nasceu na Itália, em 1380. Desde muito cedo enfrentou o sofrimento: perdeu a mãe aos três anos e o pai aos sete. Criado por suas tias, recebeu uma educação sólida na fé cristã e, especialmente, na devoção à Nossa Senhora e a Jesus Cristo. Estudou na Universidade de Sena e, aos 22 anos, fez uma escolha radical: deixou tudo para seguir o caminho da pobreza e da entrega total, entrando para a Ordem dos Frades Menores Franciscanos.

O frade

Já como frade franciscano, São Bernardino ingressou no movimento da observância, que constituía numa vivencia mais radical da pobreza a exemplo de São Francisco de Assis. E se dedicava de forma tão concreta que foi o responsável geral pelos mosteiros nos quais viviam os frades adeptos a essa observância dentro da ordem.

Pregador da paz e da justiça

Num tempo de crise na Itália, marcada por pestes e intensos conflitos políticos, São Bernardino se destacou como um pregador apaixonado. Com palavras simples, mas repletas de sabedoria e espiritualidade, falava ao coração do povo. Suas pregações sobre caridade, paz, justiça e conversão levavam muitos à transformação de vida.

O símbolo que evangeliza

Por onde ia, carregava consigo o sinal JHS, significando “Jesus Salvador dos Homens”, e orientava aos fiéis que se voltassem a esse símbolo e se recordassem que Jesus veio para salvá-los e, assim, se convertendo e arrependendo de seus pecados pudessem encontrar a salvação.

Patrono dos publicitários

Bernardino compreendia o poder da comunicação. Por isso, contava com a ajuda de um taquígrafo, que registrava fielmente seus sermões. Assim, sua mensagem ultrapassou os limites do tempo e do espaço, alcançando gerações futuras. É por esse motivo que ele é reconhecido hoje como padroeiro dos publicitários e comunicadores.

Homem de oração e amor a Maria

Sua vida era sustentada pela Eucaristia e guiada pelo Espírito Santo. Devoto fervoroso da Santíssima Virgem, queria que todos conhecessem e amassem Jesus e Maria. Dizia em um de seus sermões: “O nome de Jesus é a luz dos pregadores, porque ilumina, com o seu esplendor, os que anunciam e os que ouvem a Sua Palavra.”

Morte e canonização

Depois de anos dedicados à missão, São Bernardino faleceu em 1444. Seis anos depois, em 1450, foi canonizado pelo Papa Nicolau V. Seu túmulo está na igreja dos Franciscanos em Áquila, na Itália.

“Senhor Jesus, o Seu Nome é o maior e melhor opção de vida. Obrigado pela vida de São Bernardino, que contribuiu para que a fé cristã se espalhasse por toda a terra. Amém.”

São Bernardino de Sena, rogai por nós!

Reflexão

São Bernardino usava todos os meios possíveis para anunciar a Palavra de Deus com verdade, coragem e criatividade. Como estamos utilizando os meios de comunicação e as redes sociais? Para promover a verdade e a paz, ou para disseminar o ódio e a divisão?

A vida de São Bernardino nos convida a ser luz na forma como comunicamos – com fé, esperança e amor.

Fonte: internet

Leia outras notícias