Semana de formação Franciscana

Semana de formação Franciscana

Estiveram presentes os frades do tempo de profissão temporária e seus formadores, da Província Santa Cruz, Província Santíssimo Nome, Custódia do Sagrado Coração de Jesus e da entidade anfitriã.

Em dias quentes das terras sul-mato-grossensses, na Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, aconteceu a Semana de Formação Franciscana e estiveram presentes os frades do tempo de profissão temporária e seus formadores, da Província Santa Cruz, Província Santíssimo Nome, Custódia do Sagrado Coração de Jesus e da entidade anfitriã.

O evento aconteceu de 15 a 21 de Janeiro de 2023 e teve com o tema abordado pelo Frei Edson Matias, OFMcap, a “Espiritualidade do Presépio de Greccio.” Dos pontos destacados, foram estudados e refletidos os 800 anos deste acontecimento que o Seráfico Pai São Francisco, como relembra Tomás de Celano (1Celano 30), “gostava tanto de lembrar a humildade de sua encarnação e o amor de sua paixão que nem queria pensar em outras coisas.” E como ainda exortava: “Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de natal, no povoado de Greccio, três anos antes de sua gloriosa morte. (1223)” e então Fizeram um presépio, trouxeram palha, um boi e um burro. Greccio tornou-se uma nova Belém, honrando a simplicidade, louvando a pobreza e recomendando a humildade.”

Dos materiais usados vale ressaltar a importância de se cultivar a experiência de contato com as representações do Natal do Senhor que, sob o olhar da Admirabile Signum do Papa Francisco, “naquela fraqueza e fragilidade, esconde se poder que tudo cria e transforma. (n.8)

A semana contou programações que tiveram, além dos momentos de estudo, passeios pelos pontos turísticos de Campo Grande-MS, cidade onde aconteceu o evento, bem como também os momentos de orações, intenso convívio fraterno e locais com espaço cultural onde cada entidade pode trazer um pouco de sua história e de seus trabalhos e a até mesmo fazerem homenagens a pessoas memoráveis.

No ultimo dia, para encerrar, um dia de confraternização no Convento São Francisco e no fim da tarde a celebração eucarística de encerramento na matriz paroquial presidida pelo Frei Rogério Viterbo de Sousa,OFM, ministro custodial.

“Na escola de São Francisco, abramos o coração a esta graça, a encarnação, e deixemos que do encanto nasça uma prece humilde: o nosso muito obrigado a Deus que tudo quis partilhar conosco para nunca nos deixar sozinhos.” (n. 10)

Frei Pedro Lucas Martins Ferro, OFM
Província Santa Cruz

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias