UCLAF reflete sobre a Proteção de Menores e o uso responsável e solidário do patrimônio e dos bens da Igreja e da Ordem

UCLAF reflete sobre a Proteção de Menores e o uso responsável e solidário do patrimônio e dos bens da Igreja e da Ordem

Ontem, dia 26 de janeiro, a 27ª Assembleia da UCLAF, iniciou às 7h com a oração das Laudes, Memória de São Timóteo e São Tito. Logo em seguida, a eucaristia foi presidida por Frei José Alirio Urbina Rodríguez, Ministro Provincial da Província Santa Fé, da Colômbia. Em sua reflexão ele encorajou os frades a entrarem

Ontem, dia 26 de janeiro, a 27ª Assembleia da UCLAF, iniciou às 7h com a oração das Laudes, Memória de São Timóteo e São Tito. Logo em seguida, a eucaristia foi presidida por Frei José Alirio Urbina Rodríguez, Ministro Provincial da Província Santa Fé, da Colômbia. Em sua reflexão ele encorajou os frades a entrarem na via sinodal, a partir da escuta da Palavra e a ouvir uns aos outros nesta caminhada de fé, doando a vida à pregação do Reino de Deus, tornando conhecidas a Palavra de Jesus e toda a sua vida. E para torná-la conhecida é necessário fazer um encontro com o Senhor. Por fim, fez um convite aos frades de não desanimar na missão de evangelizar a partir do carisma franciscano.

O objetivo do dia de ontem era: “Assumir as diretrizes, processos e procedimentos a partir da Comissão de Proteção de Menores e do uso franciscano, responsável e solidário do patrimônio e dos bens da Igreja e da Ordem para o fortalecimento da identidade franciscana. Assumir o Projeto da Amazônia como UCLAF, com um real compromisso a partir das entidades para continuar a fortalecer a presença franciscana na Amazônia”.

A moderação do dia ficou sob a responsabilidade de Frei Ángel Gabino Gutiérrez, Ministro Provincial da Província de São Francisco e São Tiago de Jalisco, México.

Às 9:00, Frei Albert Schmucki, definidor geral e um dos responsáveis pela Comissão de proteção de Menores e pessoas vulneráveis da Ordem, fez a sua apresentação sobre a temática e logo em seguida houve um espaço para perguntas, esclarecimentos e comentários. Foi enfatizado a importância dos frades das três Conferências da UCLAF que nesse momento se encontram em Roma, para uma formação específica na área da tutela de menores, oferecida pela Universidade Gregoriana. Num futuro próximo esses frades poderão assessorar o trabalho das diversas entidades que compõem a UCLAF. Outra ideia importante é que se crie também uma Comissão de tutela de menores a nível de UCLAF.

Após o intervalo para o cafezinho, precisamente às 11h, Frei Robson Luiz Scudella, ecônomo da Província da Imaculada Conceição do Brasil, fez uma reflexão sobre o uso responsável e social dos bens da Igreja. Uma chamada a transparência: contra os problemas da corrupção nos diversos níveis. O confrade baseou-se em dois documentos importantes – um publicado pela Ordem dos Frades Menores e outro pelo Dicastério dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólicas. A reflexão do confrade foi muito objetiva, clara, pertinente e provocadora.

Por volta de 12h15min houve uma pausa para descanso e alguns confrades aproveitaram o tempo livre para um haustus na sala Santa Clara. Às 13h foi servido o almoço e, em seguida, um merecido descanso.

Às 15h30min, retomou-se as atividades com a apreciação dos Estatutos Particulares da UCLAF, foram apresentadas algumas mudanças pontuais na legislação, sobretudo no que tange a diminuição do número de Conferências e dos critérios para a indicação de números de candidatos a definidor geral a serem apresentados por ocasião do Capítulo Geral. Foi discutido os pontos e, em seguida, votados e aprovados pela assembleia.

Após a pausa do cafezinho, foi apresentado o Projeto da Amazônia Brasileira, entre os índios Mundurukus, que se dará no território da Custódia de São Benedito. Depois da apreciação da assembleia, o projeto foi referendado pela UCLAF.

O último ponto a ser discutido no plenário foram as “Propostas” que deverão ser assumidas pela UCLAF ao final da assembleia. Foram lidas um elenco de propostas surgidas nos grupos das três Conferências; no dia 27 de janeiro, terá um momento oportuno para aprová-las.

Terminou o dia com a oração das Vésperas, seguida de um churrasco de confraternização.

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias