Além dos membros da OFS e da JUFRA, estiveram presentes os assistentes espirituais (frades franciscanos Menores e Capuchinhos) do território de Minas Gerais.
Frei Dildarlyson Evangelista da Silva, ofm
Dos dias 23 a 25 de agosto no Colégio Sagrada Família das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento, em Belo Horizonte, reuniram-se a OFS e a JUFRA para o V Encontro Formativo.
A temática se debruçou sobre os 800 anos dos estigmas de São Francisco. Além dos membros da OFS e da JUFRA, estiveram presentes os assistentes espirituais (frades franciscanos Menores e Capuchinhos) do território de Minas Gerais.
No primeiro dia da formação, Bernadete de Lourdes Franco Pereira – Coordenadora da equipe de formação, apresentou a mística vivenciada por São Francisco, desde o encontro com a cruz de São Damião até a experiência no Monte Alverne.
Em segundo momento, o assessor Marcos José Pereira nos conduziu à reflexão mais fraterna, direcionada aos irmãos e irmãs idosos e enfermos das fraternidades e o cuidado que se deve observar no nosso dia a dia para com eles, sendo um dos compromissos da SEI (Serviço aos Enfermos e Idosos) desempenhado pela OFS.
No segundo dia, Frei José Francisco OFM, da Província Imaculada Conceição, convidou os presentes a observar os estigmatizados do nosso tempo, à luz da pessoa de Francisco e a pontuar de forma clara, as dificuldades sociais pelas quais visualizamos e somos convidados a praticar no dia a dia.
Além das formações, tivemos momentos de partilha, vivência fraterna e orações, possibilitando uma ativa vivência do carisma para fortalecer a caminhada enquanto Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana.