O evento reuniu educadores, gestores, líderes religiosos e representantes públicos para refletirem os desafios da educação católica no Brasil e seu papel transformador na sociedade atual.
Frei Vitor Vinicios da Silva[1]
Entre os dias 2 e 4 de julho, ocorreu o “VII Congresso Nacional de Educação Católica”, em Fortaleza – CE, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Além de celebrarmos os 80 anos da ANEC, líderes religiosos, educadores, gestores e representantes do governo discutiram o papel transformador da educação católica no Brasil frente aos desafios do tempo presente. A educação promovida por entidades confessionais é vista como uma missão educadora da Igreja no Brasil. Por isso, é imperiosa a realização desse congresso como espaço de discussão e qualificação do labor educativo que visa à transformação social.
Em consonância com esse propósito, a missão educativa da nossa Província Santa Cruz contou com a participação de Frei Vitor Vinicios, diretor pastoral do Colégio Santo Antônio. Essa participação demarca o nosso compromisso com a missão educativa que contribui, significativamente, para a construção cidadã de nossos alunos. Nossa educação franciscana tem a missão de formar integralmente nossos alunos, tendo como base os valores cristãos. Em outras palavras, nossa educação busca uma excelência pedagógica e humana focando em práticas inovadoras, sem perder a nossa identidade franciscana que demarca nosso diferencial. Enfim, nossa participação reafirma o nosso compromisso com a missão educativa, respondendo aos desafios atuais sem recorrer ao refúgio do passado, mas estando abertos ao diálogo com o mundo contemporâneo, que apresenta novas linguagens, facetas e movimentos.
[1] Graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e Especialista em Ensino Religioso e Gestão Integradora pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG.

