Jornada de formação continuada com educadoras da Associação Franciscana

Jornada de formação continuada com educadoras da Associação Franciscana

Ao longo dos dias foram abordados temas como equidade no ensino, estratégias para promover a participação ativa de todos e adaptação curricular.

Delviene Garcia, coordenadora pedagógica do CESFRAN

Entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2025, um grupo de cerca de 50 educadoras da Associação Franciscana de Educação e Assistência Social, unidades do Centro Educacional São Francisco, no bairro Carlos Prates (CESFRAN) e do Centro Educacional Santa Clara, na Vila Pinho (CESCLAR), ambas em Belo Horizonte, realizaram uma formação sobre o tema da “Inclusão escolar: conceitos e desafios!”

Ao longo dos dias foram abordados temas como equidade no ensino, estratégias para promover a participação ativa de todos e adaptação curricular. Essa formação foi assessorada pelas senhoras Ariane Rolim e Juliana Tófani, da ‘Em Caminhar’ Assessoria. De modo geral, e apesar dos desafios, a formação foi relevante para ampliarmos a compreensão e o compromisso das participantes com uma creche inclusiva, de qualidade e muito acolhimento.

Ainda durante a semana, e sob a orientação do Diretor Pedagógico da Associação Franciscana, Frei Oton da Silva, refletimos sobre a Ecologia Integral e o Centenário Franciscano dos 800 anos do Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco em um período de sofrimento e já debilitado fisicamente. No entanto, observamos que o texto revela uma visão espiritual otimista, expressando a comunhão entre o ser humano e a natureza. Nos tempos atuais, o Cântico das criaturas ganha uma nova relevância diante da crise socioambiental.

Tivemos ainda uma formação sobre algumas estratégias de Políticas Públicas de Proteção implementadas pela Associação Franciscana, sob a assessoria da psicóloga Juliana Baldo.

Concluímos nossa jornada com a partilha das experiências da viagem de estudos à cidade de Reggio Emilia na Itália, no mês de outubro de 2024. Este momento teve como tema “transformando a forma de como vemos a educação infantil”.  Dessa forma, novos conhecimentos foram adquiridos, refletindo na melhoria do ensino aprendizagem.

Continuemos nossa caminhada em prol de uma educação de qualidade, comprometida e alinhada às transformações da sociedade. Que tenhamos um ano de PAZ E BEM!

Leia outras notícias