Caravana do CSA 2025: um colégio em saída

Caravana do CSA 2025: um colégio em saída

A fraternidade, quando praticada em gestos simples e concretos, tem o poder de transformar realidades e semear um futuro de paz e solidariedade.

Frei Vitor Vinicios, OFM – Diretor Pastoral

“Pequenos gestos de amor podem transformar realidades inteiras.”

Com espírito de solidariedade e fraternidade, alunos, professores e pais do Colégio Santo Antônio realizaram, no último sábado, a 1ª edição do projeto “Caravana do CSA 2025”, levando atividades culturais, esportivas e recreativas à comunidade da Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro São Marcos – Belo Horizonte.

A iniciativa mobilizou a comunidade educativa franciscana com o propósito de vivenciar o imperativo de Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Notícia a toda criatura” (Mc 16,15). Mais do que uma ação social, o projeto buscou ser expressão de um “Colégio em Saída”, construindo pontes com aqueles e aquelas que partilham a vida em sociedade. Durante a ação, foram realizadas sete oficinas (dança, esportes variados, painel decorativo, beleza, xadrez, ginástica e pintura) que envolveram alunos, pais e professores da Escola Municipal Monteiro Lobato. Em síntese, uma experiência que fortaleceu o compromisso com o princípio da fraternidade, indo ao encontro de novos espaços e coletivos.

Essa primeira edição da Caravana do CSA 2025 deixou marcas de alegria, cuidado e esperança, reafirmando que a educação franciscana vai além dos muros da escola e se concretiza no encontro com o outro. Mais do que um evento, foi um testemunho vivo de que a fraternidade, quando praticada em gestos simples e concretos, tem o poder de transformar realidades e semear um futuro de paz e solidariedade.

Leia outras notícias