Educafro Minas participa da “Manhã do Conhecimento” no Colégio Santo Antônio

Educafro Minas participa da “Manhã do Conhecimento” no Colégio Santo Antônio

Ecos da participação da Educafro Minas na “Manhã do Conhecimento”, evento promovido pelo Colégio Santo Antônio com o tema “Projetos e Ações Sociais”.

Feliciano José Kissua

No dia 06 de setembro, a Educafro Minas marcou presença na “Manhã do Conhecimento”, evento promovido pelo Colégio Santo Antônio com o tema “Projetos e Ações Sociais”. A iniciativa reuniu estudantes do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio, pais, mães, educadores/as e toda a comunidade acadêmica, promovendo um espaço de escuta, troca e reflexão sobre o papel das ações sociais na transformação da sociedade.

Durante nossa participação, apresentamos a missão, os valores e os principais projetos desenvolvidos pela Educafro Minas. Destacamos nosso compromisso histórico com a democratização do acesso à educação de qualidade, com foco especial em jovens negros/as, periféricos/as e de baixa renda. Foi uma oportunidade valiosa para enfatizar a importância da equidade racial e social, pilares do nosso trabalho por meio da educação.

A acolhida foi extremamente positiva. Ficamos surpresos e felizes com a receptividade de todos/as. Muitos/as pais, estudantes e professores/as expressaram admiração ao conhecer mais a fundo a atuação da Educafro Minas. Várias falas de apoio e incentivo reforçaram a relevância de iniciativas como a nossa na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e plural.

Um dos momentos mais marcantes foi o reconhecimento, por parte de vários/as docentes, da importância de aprofundar o conhecimento sobre a Educafro Minas. Alguns/as professores/as compartilharam que ainda não conheciam a fundo nosso trabalho, o que abriu espaço para um diálogo rico e transformador. Como resultado dessa aproximação, recebemos convites para participar de futuras atividades do colégio, especialmente dentro da programação cultural, como a Semana do Alemão, do Mandarim e do Italiano que celebra a diversidade de culturas e saberes com toda a comunidade escolar.

Nesse contexto, ressaltamos a importância de incluir, nessa agenda multicultural, uma Semana da África, dedicada à valorização das culturas, histórias e contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. Reforçamos que esse tema não deve ser lembrado apenas no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra por meio da memória de Zumbi dos Palmares, mas sim trabalhado de forma contínua e profunda no ambiente escolar.

A criação de uma Semana da África pode ser um importante passo para ampliar o entendimento sobre a diversidade do continente africano, suas riquezas culturais, históricas e intelectuais, além de estimular o combate ao racismo estrutural e a promoção da equidade racial desde a educação básica.

Seguimos firmes na missão de transformar vidas por meio da educação, e encontros como esse reafirmam a importância de construir pontes e ampliar o alcance das nossas ações.

Leia outras notícias