A Serra do Curral é berço de biodiversidades nativas, como os biomas Cerrado e Mata Atlântica, com valores naturais e culturais inestimáveis.
O Centro Franciscano de Defesa dos Direitos – CEFAD vem por meio desta carta manifestar posição de repúdio à aprovação do licenciamento ambiental para instalação do “Complexo Minerário Serra do Taquaril” na Serra do Curral, pelo Conselho Estadual de Política Estadual (COPAM), no último dia 30 de abril.
O megaprojeto prevê a retirada de, no mínimo, 31 milhões de toneladas de minério de ferro da Serra do Curral durante 13 anos e provocará graves impactos ambientais. O quadrilátero aquífero/ferrífero sofrerá sérias ameaças, com riscos de interferência nas bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de 70% de Belo Horizonte e 40% da Região Metropolitana. Considera-se também as grandes consequências para a qualidade do ar e temperatura da capital mineira, como a poeira gerada pela mineração.
A Serra do Curral é berço de biodiversidades nativas, como os biomas Cerrado e Mata Atlântica, com valores naturais e culturais inestimáveis. Por isso, o Espaço Franciscano, enquanto entidade defensora da preservação ambiental e responsável pela difusão da consciência ecológica, através do Projeto Justiça Ambiental, repudia toda e qualquer ação de maus tratos e mercantilização da natureza e apoia a valorização desse espaço comum que conhecemos como nosso lar.
Firmamos resistência a essa decisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e incentivamos o tombamento estadual da Serra, recomendado pelo Ministério Público de Minas Gerais desde 2021, visando proteger este bem tão precioso para todos.
.
Frei Valter Pinto Vieira Júnior, OFM
.
Frei Carlos Alexandre da Silva Lima, OFM
.
Frei Jhonatan Luiz de Jesus, OFM
Diretoria do Centro Franciscano de Defesa dos Direitos