O encontro foi dedicado a celebrar a diversidade e a riqueza das experiências migratórias.
Frei Wálacy Ricardo Ferreira da Silva, OFM
No dia 09/09/2024, houve no colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, uma reflexão com turmas do 7º ano sobre a realidade encontrada pelos migrantes em nosso país. Participaram alguns frades franciscanos e as irmãs Carmelitas Missionárias que fazem parte do Projeto de Apoio de Migrantes, no bairro Bandeirinhas, em Betim.
O encontro foi dedicado a celebrar a diversidade e a riqueza das experiências migratórias. Este evento proporcionou um espaço acolhedor para compartilhar histórias, aprender uns com os outros e construir redes de apoio. A imigração é um aspecto fundamental da nossa história e cultura, e cada um que partilha sua história, traz consigo uma perspectiva única que enriquece nossa sociedade.
Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir relatos que nos fazem refletir em “como estamos acolhendo quem chega”? Depois, os alunos fizeram perguntas para trazerem discussões enriquecedoras e afim de unir forças para enfrentar os desafios comuns. Esperamos que este evento tenha promovido um sentimento de pertencimento e uma compreensão mais profunda das diversas jornadas que todos percorremos.
Que possamos aproveitar as diversas oportunidades para fortalecer nossos laços e celebrar a beleza da diversidade que cada migrante representa.