“Francisco já tinha morrido para o mundo, mas Cristo estava vivo nele. As delícias do mundo eram uma cruz para ele, porque levava a cruz enraizada em seu coração. Por isso fulgiam exteriormente em sua carne os estigmas, cuja raiz tinha penetrado profundamente em seu coração”. (Tomás de Celano – Vida II, 211)
No dia 17 de setembro, a Família Franciscana celebrou a Festa da Impressão das Chagas, também conhecida como Estigmas de São Francisco de Assis.
Em algumas paróquias, as celebrações incluíram procissões, seguidas de missas solenes, onde, os frades franciscanos refletiram sobre o significado dos Estigmas, recordando a todos sobre o chamado à humildade, simplicidade e amor incondicional ao próximo, valores tão presentes na vida de São Francisco.
As celebrações foram marcadas por um forte sentimento de gratidão e renovação espiritual, motivando os fiéis a seguirem o exemplo do Santo de Assis, dedicando suas vidas ao serviço de Deus e ao cuidado dos irmãos e irmãs.
Esses momentos de fé e devoção renovam o compromisso das comunidades com a vivência dos valores evangélicos e a missão de ser presença de paz e bem no mundo.
Paróquia Santo Antônio – Salinas
Paróquia São Francisco das Chagas – Carlos Prates – Belo Horizonte
Paróquia Santo Antônio – Savassi – Belo Horizonte
Convento Santa Maria dos Anjos – Betim
Paróquia São Francisco de Assis – São João del-Rei