Carangola, Carangola

Se eu entendo o racismo como algo estrutural, então eu sei que existem mecanismos que, para além de mim, funcionam reproduzindo a desigualdade racial. Então tenho que olhar para esses mecanismos, inclusive os que me constituem enquanto sujeito. [1]

No dia 25 de março de 2023, às 8h00, Frei Gustavo Junior Andrade dos Reis, OFM e Frei Jonathan de Jesus Luiz, OFM estiveram no auditório da UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais – Unidade Carangola (Endereço – Carangola. UEMG – Unidade Carangola. Praça dos Estudantes, n.º 23. Bairro Santa Emília. Carangola – MG. CEP: 36800-000) para participar de uma reunião com os voluntários do Núcleo Educafro Minas e UEMG UNIDADE Carangola. A reunião iniciou com um café da manhã compartilhado e seguida de uma exposição histórica e administrativa realizada pelo Me. Gabriel Romagnose de Freitas Monteiro, coordenador geral do núcleo, onde ele explicou o funcionamento do núcleo. Monteiro fez uma apresentação da parceria entre a UEMG e a Educafro Minas, o cursinho popular Enem faz parte do programa de extensão da UEMG. O coordenador do núcleo expôs que integram o núcleo professores e graduandos da Universidade, professores de colégios públicos e privados de Carangola e regiões vizinhas, além de contar com apoio de alguns moradores da cidade e da Prefeitura de Carangola. Após a apresentação de Monteiro, Frei Jonathan J. Luiz, OFM contou um pouco da história e dos princípios institucionais da Educafro Minas. Após as duas apresentações, foi realizada uma dinâmica, onde voluntários e frades se apresentaram, contando uma pouco da sua trajetória de vida e expectativas em relação à Educafro Minas. O encontro foi um momento muito forte para a criação de identificação e de laço com o projeto pedagógico da Educafro Minas. Pode-se dizer que o Núcleo Educafro Minas UEMG, Unidade Carangola é um quilombo, uma aldeia indígena, um terreno da alteridade e da luta colegiada por uma educação equitativa e libertadora, um processo educacional que valoriza a pessoa por inteiro no processo de ensino-aprendizagem, formando cidadãos comprometidos com o processo de educação no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país (Brasil), no seu continente e, por último, no mundo. O encontro terminou às 12h35min.

Carangola, Carangola,

Foste a teia de meu ninho

E és a luz, a grande Escola

Que norteiam meu caminho. [2]

Educafro Minas UEMG, Unidade Carangola, presente!

Referências

[1]  Silvio Almeida: Quem quer civilizar o Brasil não pode temer o poder. Temos de nos livrar dessa alma de senhor de escravo”.Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-23/silvio-almeida-quem-quer-civilizar-o-brasil-nao-pode-temer-o-poder-temos-de-nos-livrar-dessa-alma-de-senhor-de-escravo.html. Data de acesso: 27/03/2023.

[2] Hino de Carangola-MG. Disponível em: https://www.letras.mus.br/hinos-de-cidades/943208/. Data de acesso: 27/03/2023.

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias