Centro Franciscano de Defesa de Direitos e as ações de combate à fome

Centro Franciscano de Defesa de Direitos e as ações de combate à fome

Por ocasião da Campanha da Fraternidade de 2023, Frei Jhonatan de Jesus Luiz partilha conosco as ações do Centro Franciscano de Defesa de Direitos. Frei Jhonatan é o atual animador de Justiça e Paz da Província Santa Cruz.

O Centro Franciscano de Defesa dos Direitos (CEFAD), foi criado em 2012, em Belo Horizonte, com o objetivo de reunir várias iniciativas sociais ligadas aos frades. Agrupando projetos na linha da Justiça, Paz e Integridade da criação (JPIC), as principais linhas de ação do CEFAD são:

Educação popular, por meio do projeto Educafro Minas;

Proteção Ambiental e diálogo inter-religioso, por meio dos projetos Justiça Ambiental e Marcha Franciscana;

Saúde e bem-estar com os projetos Bem-Viver e FEHAN (Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase);

Moradia para jovens universitários pelo projeto Vila Frei Mariano (em Belo Horizonte) e auxílio às pessoas migrantes e refugiadas, pela Rede Franciscana de Migrantes (REFAM).

As ações durante a Pandemia

Com a pandemia de Cavid-19, foi acrescentado aos nossos projetos o acompanhamento de famílias com insegurança alimentar, tornando-se uma das nossas prioridades.

Para potencializar esta assistência, o CEFAD contou com a colaboração da Província Santa Cruz na destinação de parte dos recursos destinados a projetos de evangelização que durante a Pandemia foram destinados às famílias com insegurança alimentar devidamente cadastradas. Pudemos contar também com a ajuda de nossas comunidades paroquiais e do Colégio Santo Antônio, que se dispuseram a fazer companhas de arrecadação e mapeamento de famílias com necessidade de alimentos.

Durante os anos de 2020 a 2022, acompanhamos cerca de 80 famílias e distribuímos mais de 500 cestas básicas por mês, para as pessoas da Região metropolitana de Belo Horizonte e Montes Claros. Em geral, são famílias que perderam emprego e em algumas situações tinham que escolher entre comer ou ter onde morar.

A configuração político-social desse período fez-nos perceber a existência de pessoas invisíveis aos organismos públicos, uma vez que essas famílias nem sempre tinham acesso ao Auxílio Emergencial. São pessoas que retiravam sua renda de empregos informais e que com as medidas de proteção não puderam continuar as atividades.

Com as campanhas de vacinação e a baixa no número de casos e óbitos, pudemos presenciar a reabertura do comércio e flexibilização das medidas protetivas. Isso fez com que boa parte das famílias retomasse sua fonte de renda e não mais necessitarem de nosso auxílio. Uma das grandes alegrias desse novo momento era ouvir um pai ou uma mãe de família dizer: “frei, não preciso mais porque já tenho como comprar”.

O combate à fome continua

Embora tenhamos conquistas, nosso trabalho de combate à fome não terminou! Seguimos ainda com muitas famílias que necessitam de ajuda para garantir a alimentação básica em sua mesa. É por isso que neste ano, inspirados pela Campanha da Fraternidade cujo tema é: “Fraternidade e Fome, dá-lhes vós mesmo de comer”, o CEFAD está empenhado mais uma vez para minimizar o drama da fome que afeta muitos de nossos irmãos e irmãs.

Vamos iniciar uma campanha permanente de combate à fome e, para tal, estamos organizando um local para captação e distribuição desses alimentos para as famílias com insegurança alimentar. Durante esse ano, vamos também buscar espaços onde possamos promover um debate sobre o urgente problema da fome em nosso país.

A Conferência dos Frades Menores Brasil Cone-Sul assumiu como prioridade do triênio a assistência a famílias em situação de insegurança alimentar e ao combate à fome. Além disso, nós, Frades Menores, nos posicionamos contra a má distribuição de renda, que gera exclusão social que, por sua vez, gera fome, e assumimos a missão de lutar para que as pessoas tenham, pelo menos, o básico em suas mesas.

Nós, frades e funcionários do CEFAD, deixamos o convite a você que lê esta mensagem para se juntar a nós. Venha formar fraternidade conosco e combater a fome, a desigualdade e a injustiça. Para conhecer mais o CEFAD: (31) 3271-3038.

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias