O encontro contou com a presença de 27 frades, incluindo Ministros provinciais e Custódios dos cinco continentes.
Com a Celebração Eucarística presidida por Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral, concluiu-se o encontro dos novos Ministros provinciais e Custódios com o Ministro Deral e seu Definitório em Roma.
Tomando como ponto de partida o Evangelho do dia, o Ministro Geral falou da nota característica da missão franciscana: “As palavras do discurso missionário de Jesus no Evangelho de Mateus, que acabamos de ouvir, encontram-se no capítulo XVI da Regra não Bulada, quando Francisco envia seus irmãos entre os infiéis. Sabemos que os frades não são enviados ad gentes, mas inter gentes: esta é a nota característica e absolutamente nova da missão como Francisco a entende”.
O Ministro Geral acrescentou: “Como irmãos e menores, somos agora chamados a aderir a uma terra, um povo, uma cultura, algumas línguas e outras visões de mundo, amando-as e buscando humildemente ali os vestígios da presença do Deus da vida”.
Frei Massimo concluiu a homilia convidando os ministros a pedir ajuda ao Senhor para sair ao lado dos outros, viver entre os outros. “Que ele perdoe nosso distanciamento, nos cure de nossos medos e faltas de confiança. Que ele nos abra ao encontro e à escuta, que nos permita tocar as suas feridas nas nossas e nas dos nossos irmãos, que nos faça sinal da sua misericórdia que sempre salva e renova.
O encontro, que começou em 29 de junho e terminou hoje, 8 de julho, contou com a presença de 27 frades, incluindo Ministros provinciais e Custódios dos cinco continentes.
Fonte: www.ofm.org (via franciscanos.org.br)