Os nove anos de pontificado do Papa Francisco foi o tema da primeira edição do programa.
O programa “Igreja sinodal” estreou nas emissoras de TV de inspiração católica. A iniciativa do grupo de trabalho Serviço Teológico-Pastoral abordou em sua primeira edição a sinodalidade e os nove anos de pontificado do Papa Francisco.
O apresentador, Marcus Tullius conversou com o presbítero da diocese de Limoeiro do Norte (CE) e doutor em Teologia, padre Francisco de Aquino Junior, sobre a inspiração do nome do programa Igreja Sinodal. Outra convidada foi a doutora em Teologia e professora da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer, que abordou os nove anos de pontificado do Papa Francisco.
Igreja sinodal
Padre Francisco de Aquino Júnior explicou sobre a sinodalidade, aprofundando seu significado de “caminhar juntos”. Ele também apontou o clericalismo como “o maior entrave” para viver a sinodalidade.
Para o presbítero, o processo sinodal convocado pelo Papa Francisco “é um grande kairós que convida toda a Igreja a refletir sobre a situação concreta da Igreja, a escutar aquilo que o espírito pede na Igreja e pensar que passos a gente pode dar para que a Igreja seja cada vez mais a comunidade dos batizados, seja o povo de Deus na diversidade dos seus carismas e ministérios, todos corresponsáveis pela vida e pela missão da Igreja”.
Nove anos do pontificado do Papa Francisco
A doutora em teologia Maria Clara Bingermer falou sobre o pontificado do Papa Francisco. Ao ser apresentado ao mundo como bispo de Roma e como aquele que foi buscado no “fim do mundo”, o Papa Francisco apresenta, segundo a professora, “uma visão eclesiológica impecável, fiel à tradição do que a Igreja diz, mas que parecia ausente há algum tempo, porque havia uma ideia do papado muito centrada na pessoa do Papa”.
Também foram abordadas a colaboração do então cardeal Bergoglio na redação do Documento de Aparecida e a influência das reflexões no pontificado. Maria Clara ainda analisou o processo de renovação da Igreja sob Francisco. “A gente sempre gostaria de ter dado mais passos, mas eu acho que alguns passos foram dados, e é preciso se regozijar com eles e que eles sejam, então, fonte de esperança para o futuro”, afirmou.
O programa
Igreja Sinodal é uma iniciativa do Serviço Teológico-Pastoral, com o objetivo de repercutir assuntos ligados à primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e aprofundar as reflexões do Sínodo sobre Sinodalidade.
Com exibição inédita pela TV Horizonte todos os sábados, às 8h30, o programa também será veiculado pela TV Pai Eterno todos os sábados, às 14h30. A TV Aparecida exibe todas as terças-feiras, às 22h30. A Rádio América, de Belo Horizonte, também exibe o programa todas as quartas-feiras, a partir de 16 de março, às 20h30.
O programa tem duração total de 30 minutos e é conduzido pelo coordenador-geral da Pascom Brasil e membro da equipe de comunicação do Anima PUC Minas, Marcus Tullius.
Assista o programa:
Texto reprodução: site CNBB.