Confira mais sobre os nove anos do pontificado do Papa Francisco na estreia do programa “Igreja Sinodal”

Confira mais sobre os nove anos do pontificado do Papa Francisco na estreia do programa “Igreja Sinodal”

Os nove anos de pontificado do Papa Francisco foi o tema da primeira edição do programa.

O programa “Igreja sinodal” estreou nas emissoras de TV de inspiração católica. A iniciativa do grupo de trabalho Serviço Teológico-Pastoral abordou em sua primeira edição a sinodalidade e os nove anos de pontificado do Papa Francisco.

O apresentador, Marcus Tullius conversou com o presbítero da diocese de Limoeiro do Norte (CE) e doutor em Teologia, padre Francisco de Aquino Junior, sobre a inspiração do nome do programa Igreja Sinodal. Outra convidada foi a doutora em Teologia e professora da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer, que abordou os nove anos de pontificado do Papa Francisco.

Igreja sinodal

Padre Francisco de Aquino Júnior explicou sobre a sinodalidade, aprofundando seu significado de “caminhar juntos”. Ele também apontou o clericalismo como “o maior entrave” para viver a sinodalidade.

Para o presbítero, o processo sinodal convocado pelo Papa Francisco “é um grande kairós que convida toda a Igreja a refletir sobre a situação concreta da Igreja, a escutar aquilo que o espírito pede na Igreja e pensar que passos a gente pode dar para que a Igreja seja cada vez mais a comunidade dos batizados, seja o povo de Deus na diversidade dos seus carismas e ministérios, todos corresponsáveis pela vida e pela missão da Igreja”.

Nove anos do pontificado do Papa Francisco

A doutora em teologia Maria Clara Bingermer falou sobre o pontificado do Papa Francisco. Ao ser apresentado ao mundo como bispo de Roma e como aquele que foi buscado no “fim do mundo”, o Papa Francisco apresenta, segundo a professora, “uma visão eclesiológica impecável, fiel à tradição do que a Igreja diz, mas que parecia ausente há algum tempo, porque havia uma ideia do papado muito centrada na pessoa do Papa”.

Também foram abordadas a colaboração do então cardeal Bergoglio na redação do Documento de Aparecida e a influência das reflexões no pontificado. Maria Clara ainda analisou o processo de renovação da Igreja sob Francisco. “A gente sempre gostaria de ter dado mais passos, mas eu acho que alguns passos foram dados, e é preciso se regozijar com eles e que eles sejam, então, fonte de esperança para o futuro”, afirmou.

O programa

Igreja Sinodal é uma iniciativa do Serviço Teológico-Pastoral, com o objetivo de repercutir assuntos ligados à primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e aprofundar as reflexões do Sínodo sobre Sinodalidade.

Com exibição inédita pela TV Horizonte todos os sábados, às 8h30, o programa também será veiculado pela TV Pai Eterno todos os sábados, às 14h30. A TV Aparecida exibe todas as terças-feiras, às 22h30. A Rádio América, de Belo Horizonte, também exibe o programa todas as quartas-feiras, a partir de 16 de março, às 20h30.

O programa tem duração total de 30 minutos e é conduzido pelo coordenador-geral da Pascom Brasil e membro da equipe de comunicação do Anima PUC Minas, Marcus Tullius.

Assista o programa:

Texto reprodução: site CNBB.

Leia outras notícias