Encontro de frades da Pastoral Paroquial

Nos dias 21, 22 e 23 de março de 2023, aconteceu, em Divinópolis – MG, o encontro de párocos e vigários da Província Santa Cruz, coordenado pelo Secretariado de Missão e Evangelização.

Nos dias 21, 22 e 23 de março de 2023, aconteceu, em Divinópolis – MG, o encontro de párocos e vigários da Província Santa Cruz, coordenado pelo Secretariado de Missão e Evangelização.

Refletiu-se o tema: “O 3º Ano Vocacional do Brasil e a necessária evangelização da sensibilidade / espiritualidade: Rumo a uma nova estação vocacional.”

Estiveram presentes párocos e vigários de sete das oitos paróquias sob nossos cuidados. O encontro foi coordenado pelo Secretário de Missão e Evangelização, Frei Adilson Corrêa, ofm com o auxílio de Sarah Luisa, assistente pastoral do SME.

Na chegada, rezou-se o Oficio Divino das Comunidades e Frei Adilson saudou a todos dando boas vindas e agradecendo a presença dos irmãos.

No dia 22/03 os frades, assessorados por Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA refletiram sobre o tema do ano vocacional: “Vocação, graça e Missão”. Na parte da manhã foi apresentado alguns pressupostos gerais sobre o tema e algumas considerações. Os frades foram divididos em grupos que refletiram sobre as fases da vida sacerdotal.

Na parte da tarde continuou com os estudos e partilhas das reflexões feitas nos grupos.

A noite, os frades concelebraram no Santuário de Santo Antônio com a participação de grande número de fiéis.

Na parte da manhã do dia 23/03, Frei Vicente Paulo, moderador da formação permanente, conduziu a reflexão. Entre outros assuntos, foi mencionada a participação dos frades na vida paroquial e alguns desafios quanto a se construir uma paróquia franciscana. Os frades também partilharam com o moderador alguns de seus anseios e dificuldades.  O encontro terminou com o almoço. 

Frei Francisco Alexandre Viana

Leia outras notícias