Encontro de Guardiães da Província Santa Cruz

Aconteceu entre os dias 6 a 9 de março, em Divinópolis, mais um fraterno encontro dos Guardiães da Província Santa Cruz. Neste encontro fomos brindados pela orientação da doutora em psicologia, Rogéria Araújo Guimarães Gontijo e do canonista Frei Ivo Müller OFM, Província da Imaculada Conceição/SP.

Dra. Rogéria Araújo tratou do tema Psicopatologia na Vida Religiosa, chamando a atenção para o estudo/conhecimento – LOGIA, dos processos psíquicos – PSICO, como as paixões, as patologias, os excessos e os sofrimentos – PATHO = Psicopathologia.

Numa época de tanto sofrimento psíquico, como nos fortalecer diante do sofrimento? – provocou.

É necessário estarmos atentos aos sinais comportamentais objetivos que se manifestam por sintomas como reações personalizadas, que dependem da subjetividade, como por exemplo sinas corporais, como a febre, pois o aumento da frequência [quanto] e da intensidade [como]se torna patológico.

Segundo Dra. Rogéria Araújo, o sintoma tem formas e conteúdos, fazendo com que o sujeito só busque acompanhamento quando o sintoma o incomoda. Os sintomas são os modos de dizer, de se manifestar, do inconsciente frente aos conteúdos recalcados.

Em perspectiva psicanalítica, há três modos ou maneiras de organização psíquica para lidar com a castração: neurose [histeria]; psicótico [esquizofrenia, paranoia] e perversão [negação da lei].

Dra. Rogéria abordou ainda temas relacionados ao radicalismo religioso, tão presente no mundo atual, bem como insistiu com os guardiães a um olhar atento à realidade de cada frade da fraternidade, seu comportamento e alterações de humor, de apetite e de sono.

No segundo dia de formação, Frei Ivo Müller OFM, abordou a questão dos abusos sexuais contra menores e pessoas vulneráveis, trazendo estatísticas da problemática em geral e fixando-se nas questões eclesiais.

Destacou também o abuso dentro da Igreja, lembrando os casos recentes de Portugal e o desabafo do Papa Francisco em 21/02/2019, quando a classificou como “uma praga contaminando a Igreja”.

O papa convidou patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e superiores religiosos para encarar “a praga dos abusos sexuais” cometidos por membros da Igreja. “Iniciemos nossa trajetória armados de fé e coragem”, pediu. “Peço ao Espírito Santo que nos ajude nestes dias a transformar este mal em uma oportunidade para tomar consciência”, disse. “Que a Virgem Maria nos ilumine para tentar curar as graves feridas que o escândalo da pedofilia provocou tanto aos pequenos como aos fiéis”, concluiu.

Tratou também da conferência de Padre Amedeo Cencini, sobre os desafios da cultura dos abusos, pronunciada em 08 de fevereiro de 2023 na abertura da especialização promovida pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), que pode ser visualizada no link a seguir:  [https://www.youtube.com/watch?v=p9OqeziUvTc].

            Frei Ivo Müller também recomendou o filme “O terror do silêncio” e apresentou 10 reflexões sobre o ministério do Guardião diante dos casos de abuso:

1-    Diálogo sincero ao perceber o mínimo de mudança no comportamento do frade;

2-    O Projeto de Vida e Missão da fraternidade como momentos fraternos para celebrar a vida, pois quanto mais integrado na vida da fraternidade, menos o frade procura por fugas;

3-    O Projeto Pessoal de Vida ajuda a organizar uma rotina de estudos e leituras;

4-    Capítulos ou recolhimentos, bem como retiros, são espaços para abordar documentos ou textos a respeito da pessoa humana como um todo;

5-    Momentos de Formação ou Celebração com os colaboradores mais próximos e voluntários;

6-    Orientar para um bom uso das redes sociais – “sorria você está sendo filmado” – cuidado com os print’s;

7-    Na ação evangelizadora evitar o contato muito direto ou de caráter mais afetivo-sexual;

8-    Atendimentos, sejam de aconselhamentos ou confissões, sejam realizados em local de grande visibilidade, ou até mesmo abertos que permitam a visualização facilitada dos acompanhantes e terceiros;

9-    Atenção quanto ao abuso de autoridade no trato com colaboradores, idosos ou outros vulneráveis [assédio moral ou sexual];

10- Diante de qualquer suspeita ou denúncia, não postergar, mas já tratar de ouvir de imediato o denunciante e encaminhar a denúncia junto ao Ministro Provincial ao menor espaço de tempo possível;

Por fim, Frei Ivo Müller ressaltou os cuidados na linha da prevenção comum:

1-    Dialogo: sincero e franco

2-    Orientação: despertar para toques desconfortáveis

3-    Vigilância: supervisionar o comportamento e as relações da criança ou adolescente

4-    Conhecimento e Cuidado: conhecer os amigos, e os amigos dos amigos

Ao fim do encontro de Guardiães, houve algumas partilhas fraternas bem como foram dados avisos com relação à formação permanente dos frades previstas para o corrente ano.  

O encontro se concluiu com o almoço, num clima fraterno e enriquecedor para todos os frades que exercem o ministério de guardião em suas respectivas fraternidades.

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias