Experiência Amazônia: 03 a 07 de maio de 2024

Os frades ouviram uma mensagem enviada pelo Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, na qual eles são exortados a viver esse momento com o coração aberto aos ensinamentos e vivências que a Amazônia tem a oferecer.

Frei Jhonatan Luiz, OFM

Nos dias 03 a 07 de maio, os frades que estão fazendo a Experiência Amazônia se dirigiram à cidade de Monte Alegre para conhecer um pouco da atuação dos frades nessa realidade de evangelização e missão. Os frades tomaram a balsa (ferry Boat) na manhã do dia 03 de maio, acompanhados por frei Rômulo e frei Vagner. Ainda na viagem, os frades ficaram surpresos com o belo nascer do sol que os acolhia nessa nova etapa de sua experiência na região Amazônica. Depois que desembarcaram da Balsa, os frades percorreram uma distância de duas horas de carro até a cidade de Monte Alegre. No entanto, antes de propriamente chegar à cidade pararam na casa de uma grande amiga dos frades, a Dona Dorinha, que recebeu os frades com um café das nove.

Antes dos frades degustarem desse delicioso lanche, foram advertidos por frei Rômulo do potencial comunicativo que a dona Dorinha e pediu que não tomassem mais que breve café, visto que frei Gregório os estava esperando para o almoço na fraternidade em Monte Alegre. O que o nosso amado confrade e guia não sabia é que grupo de frades tem um apetite exemplar e não gostam de fazer desfeita na casa dos outros. Logo que chegaram na casa de dona Dorinha, os frades já foram conduzidos pela anfitriã à sala de jantar, onde estava servida uma linda bandeja de salgados, café e suco. Nossos irmãos rapidamente deram conta de toda a comida que estava na mesa e de alguns pratos típicos que nossa anfitriã trouxe posteriormente. Em questão de minutos os frades já tinham feito seu lanche e já estavam prontos para seguir viagem, agradando assim a anfitriã que tinha preparado um deliciosíssimo lanche e nosso guia que estava preocupado com horário e com o almoço preparado pela fraternidade de Monte Alegre.

Chegando na fraternidade São Francisco em Monte Alegre os frades foram calorosamente recebidos por frei Gregório e frei Erlison, que lhes apresentou a casa e os membros da fraternidade. Depois dos comprimentos e apresentações, os frades puderam deliciar-se com um belíssimo almoço preparado pela fraternidade. No final da tarde do dia 03, os frades participaram de um café com os membros da OFS da cidade de Monte Alegre. Em um momento de confraternização e irmandade os membros da OFS e os frades partilharam a vida ao redor de uma deliciosa mesa de café. Para encerrar esse primeiro dia de aprendizado e convivência na cidade de Monte Alegre, os frades que estão fazendo as Experiência Amazônia e a fraternidade São Francisco participaram da Missa, às 19h, com a comunidade paroquial.

No dia 04, logo após o café da manhã, os frades foram divididos nas comunidades de Serra das Areias; Mulata; Açu da Fazenda e Fartura com o objetivo de fazer visitas às casas e conhecer uma pouco da realidade das CEBs, na Paroquia São Francisco. Os frades passaram a noite nessas comunidades e no Domingo, dia 05, após a celebração dominical os frades voltaram ao convento São Francisco na cidade de Monte Alegre. Ali lhes esperava um churrasco, que nas palavras de frei Gregório “é o melhor que já comemos”, não sei se os argentinos e o frei do Rio Grade do Sul concordam com essa afirmação, mas tenho que admitir que foi bem-feito. O churrasco foi um momento profícuo para a partilha das experiências vividas nas comunidades; foi também o momento de ouvir algumas crônicas dos primeiros frades que viveram na região amazônica e para ouvir as histórias vividas por frei Gregório e frei Paixão.

Na tarde do domingo, os frades tiveram a oportunidade de ouvir um pouco da história de Irmã Cláudia e sua experiência missionária junto à Aldeia Munduruku, no Rio Cururu (Alto Tapajós). A irmã partilhou de seu ardente desejo de estar junto a esses povos de sua trajetória até finalmente chegar a viver com eles e como sentiu muito a saída da congregação dessa realidade. Irmã Cláudia partilhou suas alegrias e suas tristezas morando na missão, mas sobretudo ressaltou aos frades que vão de coração e espíritos abertos a vivenciar e aprender com esse povo que, em suas palavras, “tem muito a nos ensinar”. Despois dessa linda partilha, os frades foram novamente divididos nas comunidades urbanas de Monte Alegre para celebrar a eucaristia dominical com essa porção do povo de Deus. Para encerrar o dia, tivemos um belíssimo recreio com a fraternidade do Convento São Francisco.

No dia seguinte, logo pela manhã, os frades que estão fazendo a Experiência Amazônia, os Aspirantes, frei Rômulo, frei Wagner e frei Erlison se dirigiram para o Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), com o objetivo de fazer um turismo. Todos nós focamos encantados com a beleza natural e histórica do PEMA. Suas pinturas rupestres datam de 12.000 anos atrás, fatos que nos levam a pensar com era civilização humana nesse período e qual sua intenção ao colocarem estes desenhos nas paredes dos locais onde residiam. O PEMA mostrou-nos uma riqueza histórica, social e ambiental que jamais vamos nos esquecer. Foi um lindo passeio.

Já no fim do nosso passei, munido de um espírito jovial, frei Antônio Clécio ao descer mais rapidamente da Gruta Itatupaoca, escorregou e caiu próximo a uma pedra. O sentimento que toma conta do grupo em um primeiro momento é de preocupação, mas logo que se constatou que o confrade estava bem, começamos fazer piadas com o acontecimento. Além da gruta, visitamos a Serra da Lua, onde vimos belíssimas pinturas, e a pedra do mirante, também com pinturas lindas e com uma bela vista da mata que certa o PEMA e do Rio Amazonas, ao fundo.

Depois do passeio, fomos à casa da Dona Dorinha, que nos esperava com um delicioso almoço. Foi um lindo momento de reflexão e partilha das experiências vividas no PEMA e na região de Monte alegre. Terminado o almoço, seguimos de volta para o convento onde tivemos uma tarde de descanso. À noite, jantamos com a fraternidade local e arrumamos nossas “matulas” para a viagem de volta a Santarém, no dia 07 logo pela manhã. Antes de sair, os frades agradeceram a frei Gregório, frei Paixão, frei Erlison, frei Gean e aos Aspirantes André, Gersinildo, Ludenilson e Leandro pela maravilhosa acolhida e pela partilha fraterna nesses dias que passamos por ali.

Continuando o cronograma da Experiência, pegamos a balsa de volta a Santarém, onde almoçamos, lavamos nossas roupas, compramos alguns insumos importantes para a viagem até a missão São Francisco do Rio Cururu e aprontamos as “matulas” para percorrermos mais essa viagem de aprendizado e partilha. No fim da tarde do dia 07, os frades que estão fazendo a Experiência Amazônia fizeram um momento de partilha sobre os 10 dias já vividos da Experiência. O sentimento que impera em todas as falas é de gratidão à Custódia São Benedito, aos frades e todas as pessoas envolvidas nessa maravilhosa oportunidade. Somos todos muito gratos por poder vivenciar essa Experiência.

Depois da partilha os frades ainda ouviram uma mensagem enviada pelo ministro geral, Frei Massimo Fusarelli, na qual eles são exortados a viver esse momento com o coração aberto aos ensinamentos e vivências que a Amazônia tem a oferecer. Para encerrar a noite tivemos um momento de recreio com a fraternidade de Santarém.