Frei Bruno Laviola embarca para a missão Munduruku

Frei Bruno Laviola embarca para a missão Munduruku

No dia de hoje, 03 de fevereiro, Frei Bruno Rocha Pereira Laviola embarcou para a Missão Munduruku (PA). Com muita alegria e disponibilidade, colocou-se a serviço da nova missão assumida pela UCLAF (União das Conferências Latino-americanas Franciscanas), na 27ª Assembleia ocorrida no mês de janeiro de 2023. Frei Bruno Rocha Pereira Laviola nasceu em São

No dia de hoje, 03 de fevereiro, Frei Bruno Rocha Pereira Laviola embarcou para a Missão Munduruku (PA). Com muita alegria e disponibilidade, colocou-se a serviço da nova missão assumida pela UCLAF (União das Conferências Latino-americanas Franciscanas), na 27ª Assembleia ocorrida no mês de janeiro de 2023.

Frei Bruno Rocha Pereira Laviola nasceu em São Francisco do Glória, MG. Antes de ingressar na vida franciscana, alimentou sua vida vocacional e missionária nos diversos trabalhos pastorais da Paróquia São Francisco de Assis. Após o ensino médio, dedicou-se ao Curso Técnico de Enfermagem, momento em que alimentou dentro de si a vocação do cuidado para com os irmãos enfermos.

Em 2008, ingressou no Postulantado da Cruz de São Damião, em São João del Rei, MG. No dia 29 de novembro de 2009, iniciou o tempo de Noviciado, em Montes Claros, MG. Professou os primeiros votos no dia 15 de novembro de 2010. Em seguida, cursou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), tendo sua graduação em dezembro de 2013. No ano seguinte, foi enviado para o Tempo de Presença Francisca, primeiramente, em Angola (África) e, depois, em Alcobaça (BA). De 2015 a 2017 cursou teologia no ISTA.

Em 2016, professou os votos solenes nas mãos do Ministro Provincial Frei Hilton Farias de Souza e, a partir desse ano, passou a residir na fraternidade Beato Duns Scotus, em Belo Horizonte. No final de 2017, foi transferido para a Fraternidade São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte, MG. Neste momento, ele passou a cuidar dos frades idosos de nossa Província Santa Cruz e a cursar graduação em enfermagem, tendo sua conclusão em dezembro de 2022.

Durante o tempo de estudos, em enfermagem, Frei Bruno Laviola teve a oportunidade de vivenciar dois momentos importantes em sua vocação missionária e de cuidado: em julho de 2021, no Barco do Papa Francisco, no estado do Pará, e, em julho de 2022 na Caravana de São João Batista, junto ao povo Munduruku, também no Pará. Estas duas experiências missionárias reacenderam em seu coração o ardor missionário que, nos últimos meses, foi sendo amadurecido junto ao Governo Provincial.

Frei Bruno Laviola comporá a nova missão da UCLAF, que terá seu início no final de fevereiro, quando se juntará a mais dois frades um da Custódia São Benedito da Amazônia e outro da Província São Francisco Solano (Argentina).

Frei Bruno tem como marca a alegria, o cuidado para com o próximo e a coragem para enfrentar o novo. É com este seu modo de ser e viver que ele levará ao Povo Munduruku o seu testemunho de vida franciscana. Que Deus o abençoe, como também aos demais frades que comporão essa nova missão.

Leia outras notícias