Frei Xico é homenageado na 22ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, na UFMG 

A 22ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, na UFMG, que aconteceu do dia 08 ao dia 13 de maio de 2023 fez uma homenagem ao Frei Xico, um dos principais pesquisadores da cultura popular da região, que faleceu em janeiro deste ano, aos 83 anos.

Frei Xico dedicou mais de 40 anos de sua vida a pesquisar a cultura do Vale. Fundou o coral Trovadores do Vale e escreveu o Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil.

Peças como o hábito bordado de Frei Xico, com o cordão de São Francisco e o palhacinho amarrados na cintura de um manequim, ficaram expostas durante a feira.

A veste sagrada, revela a essência da vida franciscana; o bordado traz alegria e suavidade, mas também a cultura da comunidade junto com a natureza; o palhacinho, nos remete ao lado irreverente e diferente que ele tinha de evangelizar.

Frei Xico sempre falava da gratidão dele com as autoridades da Igreja Católica e da Província Santa Cruz que permitiram seu trabalho de pesquisa por tantos anos! Nos lembrava que apesar de não ser padre de paróquia, não era um padre frustrado!

Explicava que, segundo o Concílio do Vaticano II, a Igreja é o povo! E, em cada exemplo de oração, de verso de roda ou de benditos, estimulava a valorizar e acolher as diferenças. 

Frei Xico ensinou a professar a fé cantando “Creio em Deus Pai Todo Poderoso…” e a identificar e respeitar o sagrado para todos os povos e nações.

Durante a Feira de Artesanato do Jequitinhonha na UFMG, os artesãos, os fazedores de cultura, representantes de grupos de cultura e de corais puderam tirar foto no espaço, cantar e encantar quem lá esteve.

Foi montada uma grande tenda com dois banners e duas telas: uma onde ficava passando vídeos diversos de Frei Xico e a outra onde era possível o visitante acessar o blog Tradição Oral do Vale do Jequitinhonha e ver o material, dos mais de 40 anos de pesquisa de Frei Xico e Lira Marques, que foi digitalizado voluntariamente por um funcionário aposentado da UFMG (Eugênio), com o apoio de uma professora aposentada (Terezinha Furiate) também. O Dicionário da Religiosidade Popular foi colocado em destaque, ao lado de uma caixa com impressões de slides feitos por Frei Xico, com temas variados, para aguçar o pensamento e a reflexão de quem lia.

Na quarta-feira (10/05), além da exposição na tenda principal, aconteceram as seguintes apresentações:

1) Cordel de Frei Xico com Olegário Alfredo;

2) Show de Rubinho do Vale;

3) Fala do Pró-Reitor de Cultura da UFMG (Fernando Mencarelli), da principal organizadora da Feira de Artesanato (“Marizinha”), do Museu de Araçuaí (Aline) e da companheira de pesquisa de Frei Xico, nossa mestra Lira Marques;

4) Coral Trovadores do Vale.

Na quinta-feira (11/05), teve apresentação do Coral Trovadores do Vale novamente, com uma grande participação da comunidade presente, muita dança e brincadeira de roda para o público intergeracional.

Na sexta-feira (12/05), aconteceu apresentação de Beatriz Farias e Tau Brasil, com participação de vários artistas do Vale presentes na plateia, jogando versos e cantando músicas em homenagem ao saudoso Frei Xico.

Leia outras notícias