Início de um ano de provação: Noviciado

Início de um ano de provação: Noviciado

O Ministro Provincial, Frei Hilton Farias de Souza, recebeu os postulantes Sidinei Braz Jerônimo e Diogo Lopes Vital, para iniciar sua vida religiosa institucional, através do ano de provação, que é o noviciado, no Noviciado São Benedito, em Montes Claros.

Frei Basílio de Resende, ofm

Às 11 horas do dia 03 de janeiro de 2024, dia em que a liturgia celebra a memória facultativa do Santíssimo Nome de Jesus, no Noviciado São Benedito, Frei Hilton Farias de Souza, recebeu os postulantes Sidinei Braz Jerônimo e Diogo Lopes Vital, para iniciar sua vida religiosa institucional.

É um ritual simples e singelo, mas pleno de significação. Fora do âmbito sacral da capela, numa sala, adrede preparada, com o Crucifixo de São Damião, as imagens ícones de São Francisco e Santa Clara, o livro das Fontes Franciscanas e a Bíblia.

Os Candidatos, de pé, são interpelados:

“Irmãos que desejais de nós? ”

Eles respondem:

“Sentindo-nos chamados por Deus, desejamos participar da vossa vida, na fraternidade do Noviciado São Benedito. E vos pedimos que sejamos provados por vós e aprendamos a tomar sobre os ombros o jugo do Senhor, na caridade e na alegria, para o seguimento perfeito de Cristo, seguindo o exemplo de São Francisco, pobre, humilde e apaixonado da Cruz”

São aceitos e agregados à fraternidade, para com ela se tornarem um só coração e uma só alma.

O Ministro Provincial orou sobre eles.

Foi lido o texto da Regra bulada, 2,1-11, que fala como receber irmãos; foi proclamado o Evangelho de Mateus, 19,16-26, em que alguém se aproxima de Jesus e pergunta: “O que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”

O Ministro fez uma breve alocução, a eles e à fraternidade; lhes entregou o livro dos Escritos do Pai São Francisco. Ao receber o livro o postulante diz:

“O Senhor me conceda a graça necessária para alcançar este meu propósito! ”

Todos fizeram preces, rezaram o Pai Nosso e receberam a bênção de São Francisco.

O Ministro Provincial confiou os noviços ao seu Mestre Frei Jaime Eduardo Ribeiro.

Eles receberam um abraço dos irmãos presentes e partiram todos para uma recreação fraterna.

Leia outras notícias