Liturgia para a Festa de Santo Antônio

Liturgia para a Festa de Santo Antônio

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (OU DE LISBOA), Presbítero e Doutor da Igreja, da Ordem I Festa Fernando Martins nasceu em Lisboa (Portugal) em 1195 de uma nobre família e foi batizado com o nome de Fernando. Desejoso de consagrar-se a Deus, entrou ainda jovem para os Cônegos regulares de Santo Agostinho e foi mandado para

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (OU DE LISBOA),

Presbítero e Doutor da Igreja, da Ordem I

Festa

Fernando Martins nasceu em Lisboa (Portugal) em 1195 de uma nobre família e foi batizado com o nome de Fernando. Desejoso de consagrar-se a Deus, entrou ainda jovem para os Cônegos regulares de Santo Agostinho e foi mandado para Coimbra. Aí, morou nove anos, dedicando-se ao estudo da sagrada Escritura e das ciências. Aí também, foi ordenado sacerdote. Ao ver os restos mortais dos cinco Protomártires franciscanos, decidiu entrar na Ordem dos Menores e assumiu o nome de Antônio. Quis logo dirigir-se como missionário entre os sarracenos para aí encontrar o martírio, mas uma furiosa tempestade empurrou a nave, na qual se tinha embarcado, da costa africana até a Sicília. Então, o santo desembarcou na Itália e dirigiu-se a Assis, onde naquele momento se celebrava o Capítulo de Pentecostes (1221): assim, pôde ver o seráfico Pai Francisco. Depois de um período de solidão em Monte Paulo, na Romanha, onde levou uma vida de serviço humilde, de oração e de penitência, foram reconhecidos os seus excepcionais dotes de sabedoria e da palavra. Foi-lhe confiado o ofício da pregação, e ele se tornou o primeiro “mestre de teologia” na Ordem minorítica. Desde então, ele percorreu a Itália setentrional e a França meridional, anunciando a palavra de Deus com fervor apostólico. Deus mesmo confirmava a pregação dele com os milagres. A sua ciência, a sua doutrina e a sua santidade atraíam as multidões. Com coragem apostólica, enfrentava os hereges e os tiranos em defesa dos fracos. Gregório IX chamou-o de “Arca do Testamento e martelo dos hereges”. Passou os últimos anos de sua vida em Pádua e aí morreu, com a idade de trinta e seis anos, no dia 13 de junho de 1231. Gregório IX proclamou-o santo, aos 30 de maio de 1232, a nem um ano de distância da morte dele. Em sua honra foi construída uma grande basílica, desde sempre meta de peregrinações de todo o mundo. Pela sua sabedoria e sua doutrina, das quais temos traços nos Sermões, Santo Antônio foi declarado Doutor da Igreja por Pio XII, com o título de “Doutor Evangélico”.

Antífona da entrada Lc 4, 18-19

O Espírito do Senhor está sobre mim. Por isso, ele me ungiu e me enviou para evangelizar os pobres  e curar os contritos de coração, para restituir a liberdade aos cativos e aos cegos a recuperação da vista.

Oração do dia

Deus eterno e todo poderoso, que em Santo Antônio de Pádua destes ao vosso povo um insigne pregador e um patrono dos pobres e dos sofredores, fazei que, por sua intercessão, sigamos os ensinamentos do Evangelho e experimentemos na provação o socorro da vossa misericórdia.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura         Sb 7,7-14

A Sabedoria é um tesouro inesgotável para a humanidade.

Leitura do Livro da Sabedoria

Por isso desejei, e foi-me dado o bom senso; supliquei, e veio a mim o espírito da Sabedoria. Preferi-a aos reinos e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor as riquezas.

A ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro é um punhado de areia, e, diante dela,a prata será avaliada como o lodo. Amei-a mais que a saúde e a beleza e quis possuí-la mais do que a luz, pois seu esplendor é inextinguível.

Todos os bens me vieram junto com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos. E alegrei-me com todos esses bens,pois é a Sabedoria quem os precede, apesar de eu ignorar que ela é mãe de todos eles. Aprendi-a sem falsidade e reparto-a sem inveja: não escondo suas riquezas.

Ela é um tesouro inesgotável para a humanidade: os que a adquirem estão preparados para a amizade com Deus, porque recomendados pelos dons da instrução.

Palavra do Senhor.

SALMO                      Sl 39,3b-4.10-11.17

R  Proclamei toda a vossa justiça.

Colocou os meus pés sobre a rocha, devolveu a firmeza a meus passos. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.R

Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios! R

Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: ‘É grande o Senhor!’os que buscam em vós seu auxílio. R

SEGUNDA Leitura            Ef 4,7.11-15

Motivados pelo amor, queremos ater-nos à verdade e crescer em tudo até atingirmos aquele que é a Cabeça, Cristo.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Irmãos, cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.

Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Assim, não seremos mais crianças ao sabor das ondas, arrastados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos por sua astúcia ao erro.

Motivados pelo amor, queremos ater-nos à verdade e crescer em tudo até atingirmos aquele que é a Cabeça, Cristo.

Palavra do Senhor.

Aclamação                                    Pr 10,20-21

R  Aleluia, aleluia, aleluia.

V  A boca do justo é prata finíssima. Os lábios do justo ensinam a muitos.  R

Evangelho                         Mc 16,15-20

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Naquele tempo,  Jesus se manifestou aos onze discípulos, e lhes disse: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.

Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes:expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal,não lhes fará mal algum;quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus.

Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Palavra da Salvação.

Sobre as oferendas

A participação nos vossos mistérios, Senhor, nos encha com a luz do vosso Espírito, que iluminou Santo Antônio e o fez instrumento de vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio

  1. O Senhor esteja convosco!
  2. Ele está no meio de nós.
  3. Corações ao alto!
  4. O nosso coração está em Deus.
  5. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
  6. É nosso dever e nossa salvação.

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo tempo e lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Vós, fonte de toda vida e santidade, enriquecestes vosso servo Antônio com a riqueza da ciência dos santos e, enchendo-o com vosso Espírito, o guiastes pelos caminhos da verdade e da justiça, para que testemunhasse aos homens o poder salvífico da vossa palavra e a suavidade do vosso amor de Pai. Com o mesmo ardor do espírito, com o qual ele vos pregou na terra e agora vos engrandece no céu, também nós, unidos aos anjos e aos santos, proclamamos exultantes a vossa gloria, cantando (dizendo) a uma só voz:

Santo, Santo, Santo…

Antífona da comunhão          1Cor 1, 23-24

Nós anunciamos o Cristo crucificado: o Cristo, força e sabedoria de Deus.

Depois da comunhão

A participação nos vossos sacramentos, Senhor nosso Deus, alimente em nós a fé que os Apóstolos nos transmitiram e que Santo Antônio serviu com amorosa dedicação. Por Cristo, nosso Senhor.

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *