Ministro Geral alerta para a necessidade de uma fraternidade que seja laboratório de futuro que reafirme o carisma com a vida

Ministro Geral alerta para a necessidade de uma fraternidade que seja laboratório de futuro que reafirme o carisma com a vida

Em sua fala, Frei Massimo Fusarelli explanou sobre o caminhar juntos a partir de uma escuta atenta das sagradas escrituras

“Precisamos de uma fraternidade que seja laboratório de futuro neste tempo, em que não podemos mais ter atrasos no reafirmar o carisma com a vida, sabendo que dele ainda não foi expresso tudo e que a mesma profundidade do carisma de Francisco e, portanto, do carisma da Ordem ainda está à espera de ser expressa em algumas de suas potencialidades, em contato com as pessoas de hoje, com a nossa realidade.” (Fr. Massimo Fusarelli)

O segundo dia da 27ª Assembleia da UCLAF teve início às 7h, com a oração das Laudes em espanhol, seguida da eucaristia presidida por Frei Fredy Gálvez Ángulo, presidente da Conferência Nossa Senhora de Guadalupe. Após a eucaristia, foi servido o café colonial e às 9h iniciaram os trabalhos.

O objetivo proposto para o segundo dia era o seguinte: “Fortalecer a escuta e o diálogo fraterno como UCLAF, a partir das Conferências, para assumir um presente e um futuro com esperança nas nossas realidades e contextos atuais”.

Na primeira parte da manhã cada uma das três conferências que compõem a UCLAF fizeram uma apresentação da sua realidade, com estatísticas, trabalhos desenvolvidos, projetos, desafios, luzes, sombras e esperanças. As três conferências juntas somam mais ou menos 2.900 frades professos solenes.

Às 10:30 aconteceu uma pausa de meia hora para um cafezinho e um tempo livre. Os trabalhos foram retomados às 11:00 com a participação do Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli, a partir dos desafios e caminhos para a Ordem e a UCLAF. Na sua fala o Ministro Geral retomou alguns pontos afrontados pelas conferências e acrescentou sua reflexão:  como abandonos da Ordem; passar de uma visão de apresentação da Ordem apenas da ótica dos “problemas” e focar na esperança. Pontuou a América Latina como lugar de esperança! As conferências são chamadas a ter protagonismo na Ordem. Rever as estruturas da Ordem; para isso é preciso mudar a mentalidade e a nossa legislação. Como conservar os valores essenciais do nosso carisma? Sair de nossa comodidade. A formação permanente precisa buscar caminhos para superar o individualismo. Divisões entre os irmãos; o risco dos partidos nas entidades. O bem é um fermento que nos faz crescer de dentro. Muitas vezes é importante nomear os problemas. O tempo da “diplomacia” acabou; o mundo de hoje não nos permite agir mais assim. Como anda a convivência nas províncias, luzes e sombras.

Por volta de 12:30 encerrou-se as atividades da parte da manhã. Alguns frades aproveitaram o intervalo de meia hora para o tradicional haustus na sala de recreio Santa Clara. Às 13:00 foi servido o almoço e catolicamente seguiu-se um tempo de sesta.

Às 15:30 foram retomados os trabalhos com a moderação de Frei Nelson Tovar Alarcón, Ministro Provincial da Província de São Paulo Apóstolo, da Colômbia. Frei Massimo Fusarelli proferiu uma conferência intitulada: “Um caminho sinodal, tendo em vista o Capítulo das Esteiras de 2025. Desafios para a UCLAF”.

Em sua fala, Frei Massimo Fusarelli explanou sobre o caminhar juntos a partir de uma escuta atenta das sagradas escrituras. Um caminho profético, marcado pela fraternidade e minoridade. Buscando abraçar o futuro dando testemunho da Vicência de nossa fé a partir do nosso modo de vida.

Após a exposição cada conferência se reuniu para uma ressonância e levantar eventuais questões. Foi realizada uma pausa para o cafezinho às 17:00 e, retomou-se os trabalhos às 17:30, com o plenário, onde cada conferência apresentou o fruto dos trabalhos realizados em grupo. Os trabalhos do dia foram encerrados por volta das 18h. Às 18h30min foram rezadas as Vésperas na Igreja São Francisco e logo em seguida foi servido o jantar. Assim terminou mais um dia da Assembleia da UCLAF.

foto: Equipe de Comunicação da Assembleia da UCLAF

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias