Na noite de sábado, 25 de setembro, o Secretariado de Missão e Evangelização realizou uma roda de conversa on-line em comemoração ao centenário de Paulo Freire, celebrado último dia 19. Paulo Freire foi proclamado Padrono da Educação no Brasil (2012), ganhador de 48 títulos Honoris Causa, no Brasil e no exterior. É reconhecido por seu
Na noite de sábado, 25 de setembro, o Secretariado de Missão e Evangelização realizou uma roda de conversa on-line em comemoração ao centenário de Paulo Freire, celebrado último dia 19.
Paulo Freire foi proclamado Padrono da Educação no Brasil (2012), ganhador de 48 títulos Honoris Causa, no Brasil e no exterior. É reconhecido por seu engajamento por uma educação inclusiva, atenta à realidade sociocultural das pessoas, em busca da transformação da sociedade.
Num primeiro momento, a graduanda em pedagogia, Dandara Santos (UNA-Contagem), apresentou um cenário de vida e obra de Paulo Freire, perfazendo a importância do educador no cenário concreto em que estava. Dandara enfatizou que Paulo Freire sempre insistia na educação dialogada, acessível às pessoas.
Em seguida, a professora Lilian Gomes (UFMG/ISTA) ajudou os participantes a entenderem as contribuições atuais de Paulo Freire no atual momento brasileiro, quando se percebe um verdadeiro desmonte do sistema educacional.
Lilian frisou o fato da construção coletiva da história. “Mais que saber é não perder a capacidade de aprender, a reinventar”. Paulo Freire, nos convida a sonhar. Quando morreu, tinha muita esperança no Brasil. “Eu morreria feliz se eu visse o Brasil cheio de marchas, de todas as pessoas que foram descartadas pelo sistema” – dizia Paulo Freire.
É tempo das bonitezas, – insistiu a professora – de cultivar aquilo que tem de florescer.
Se o capitalismo nos impõe a espera de um evento megalômano, é tempo de valorizar as micro-relações, os pequenos acontecimentos, que unem as pessoas e seus sonhos coletivos.
Os participantes puderam interagir com as expositoras, gerando um bate papo gostoso em torno dessa figura centenária que foi Paulo Freire, e puderam perceber a atualidade e a necessidade de revisitar sua contribuição, num cenário como o atual.
A Frente de Educação da Província Santa Cruz surgiu a partir do encontro de leigos em maio de 2021. A partir dali, os leigos e leigas representantes das diversas entidades educacionais da Província Santa Cruz passaram a se reunir mensalmente a fim de compartilharem experiências e traçarem possíveis linhas de colaboração. Participam dos encontros representantes das creches CESFRAN E CESCLAR, Associação Irmão Sol, Rede EDUCAFRO-Minas e Colégio Santo Antônio.
Aproveite para saber mais sobre as reflexões socioambientais, clicando aqui.
Texto: Frei Oton da Silva Araújo Júnior, OFM
1 Comente