Segundo dia de Assembleia Provincial conta com estudos sobre Sinodalidade

Segundo dia de Assembleia Provincial conta com estudos sobre Sinodalidade

Os estudos do dia contaram com a assessoria de Celso Pinto Carias, Doutor em teologia com ênfase em Teologia Fundamental.

No dia 25 de outubro, terça-feira, teve continuidade a Assembleia Provincial, em Santos Dumont – MG. Tendo início com a Celebração Eucaristica, presidida por Frei Vicente Ronaldo da Silva, na parte da manhã, seguida de um café.

Os estudos do dia contaram com a assessoria de Celso Pinto Carias, Doutor em teologia com ênfase em Teologia Fundamental, o tema da palestra foi Sinodalidade.

Um dos pontos chave do estudo foi a evolução histórica do caminho sinodal na Igreja, tendo como data-base o Concílio Vaticano II, e como isto tem implicado na vivência do Pontificado de Papa Francisco. Para além, ressaltou que este sínodo já é um processo iniciado pelo Papa com o Sínodo da Família, da Juventude e da Amazônia. O atual sínodo é um convite a pensar o processo de evangelização com uma maior participação do povo de Deus, buscando dialogar com as diversas realidades de nossos tempos.

A pergunta “Onde que está o entusiasmo?” também foi tema da conversa, esta deve ser feita sempre no processo de evangelização. Também foi discutido de como a Sinodalidade deve servir como um método para transformação da sociedade: se interessar pelas realidades sociais; salvar vidas – alma e corpo. Não se pode pensar somente na salvação das almas, é preciso pensar que há um mundo que precisa ser salvo, que também é divino porque é criação de Deus. O momento que estamos vivendo é de uma crise civilizatória. O sínodo deve ser pensado e estruturado de como podemos ser luz, sal e fermento dentro deste mundo. Não é somente ide e batizai, mas é fazer discípulos. Nós já estamos em processo de vida eterna. O sínodo deve entrar no estilo (modo de ser), no método e na estrutura. Se interessar pelo mundo sem querer que ele se transforme em igreja católica.

Também foi exposta que a evangelização não é um fazer pelo e para o povo, mas com o povo. Foram trazidos sete pontos tidos como fundamentais para a sinodalidade: igreja com os pobres; igreja ministerial; igreja com capacidade de decidir juntos; igreja que transforma a sociedade; igreja que se preocupa com a política; uma igreja poliédrica e uma igreja de irmãos e irmãs.

Os estudos foram encerrados às 17h e na parte da noite após o jantar, houve a celebração de um Lucernário, seguido de um recreio, momento de confraternização entre os Frades.

Confira algumas imagens do dia:

Leia outras notícias