Semana dos Postulantes – “A terra é nossa casa comum, e todos somos irmãos”

Semana dos Postulantes – “A terra é nossa casa comum, e todos somos irmãos”

A nós fora proporcionado momentos únicos com lugares, pessoas, culturas e variáveis realidades.

É nessa perspectiva que nos dias 7 a 12 do mês de novembro, os postulantes estiveram na fraternidade Beato Duns Scotus, participando da formação: Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), e experiências na perspectiva da doutrina Social da Igreja e as áreas de atuação social da Província Santa Cruz.

A nós fora proporcionado momentos únicos com lugares, pessoas, culturas e variáveis realidades, que ao mesmo tempo nos aproximou da realidade de uma Igreja social, diversa e acolhedora, que na maioria das vezes, não atentamos a tal realidades.

Dentre as experiências realizadas, no contexto educacional, podemos observar que, a rede de ensino oferece oportunidades e incentivas sociais que são desenvolvidas pelos alunos para um bem comum, característica importante também é a inclusão em forma de dialogo nesta realidade formativa educacional alcançando de forma direta a família do estudante, visto que, tal realidade começa do berçário ao ensino médio.

Outro fator marcante é a casa Irmão Sol e toda sua dinâmica e autenticidade, além de oferecer acolhimento, oferece um crescimento humano, espiritual e uma identidade particular de filhos (as) de Deus. É bonito ver que em determinado momento da vida daquelas crianças a esperança e os sonhos já não faziam parte de seu projeto pessoal de vida, mas a partir do memento em que, com a ajuda da associação, tomam consciência de tais desafios, entendem seus papeis e seu lugar no mundo.

Ter uma percepção social hoje da Igreja é poder dialogar entre a necessidade básica do ser humano e as várias maneiras de evangelização, trazendo essas duas realidades para o bem comum, nesta perspectiva, destaco a necessidade e atuação do CEFAD e a secretaria de missão e evangelização dentro da Província. Ter lugares dispostos a dialogar, a promover ações concretas na vida das pessoas é muito importante. Aqui aponto algumas áreas: EDUCAFRO, Imigrantes e refugiados, realidades estas de luta pela dignidade humana, que numa linha tênue a necessidade e a evangelização se abraça.

A cada visita que realizamos, conseguimos visualizar traços de ações evangelizadoras; cada qual com suas características nos revelando essa configuração com o Cristo nos dias de hoje. Foi um momento único a visita e o diálogo com a espiritualidade de matriz africana no terreira Pai Manoel de Aruanda. La nos aproximamos de uma realidade religiosa diferente e ao mesmo tempo comum. Conseguir aproximar de outras realidades, sentir o povo em suas dimensões, é sem dúvida rezar a nossa própria vocação.

Por fim, vivemos de forma intensa e gratificante esses dias de aprendizado nestas realidades de atuação social, onde a Igreja permanece viva e eficaz no meio de todo o povo. O sentimento que fica é de RESILIÊNCIA, acolher, escutar, sentir e rezar o outro nos faz sermos pessoas melhores e a tomar nossa identidade cristã em ser uma Igreja em saída, tendo assim uma fé autentica e enraizada no evangelho.

Confira algumas fotos:

Dildarlyson Evangelista da Silva

Leia outras notícias