Subsídio de Fé e Política do mês de Março

Subsídio de Fé e Política do mês de Março

Neste ano, os encontros de Fé e Política abordarão o tema do trabalho, visto em diferentes perspectivas.

Estamos retomando nosso percurso de Fé e Política, muito felizes por termos vocês conosco. Nosso propósito é muito modesto, mas queremos como homens e mulheres, seguidores de Jesus, nos sentar numa única mesa e refletir sobre nossa vida concreta. O Evangelho é o anúncio da Vida Nova em Cristo, e essa já começa no aqui e agora de nossa história, e nos preparada para o Grande Banquete Eterno.

Nos anos anteriores, demos uma panorâmica em torno de várias políticas públicas. Neste ano, nosso foco será mais direcionado: vamos tomar o tema do trabalho e tentaremos aprofundar as diversas implicações em se ter ou não trabalho, a necessidade de uma boa remuneração, um justo local e relações trabalhistas, dentre tantas outras temáticas.

Não queremos “inventar a roda”. O tema da Campanha da Fraternidade de 2023 já nos abre de maneira muito pertinente o nosso itinerário, afinal, sem trabalho, sem possiblidade de renda, muitos irmãos e irmãs nossas voltaram ao mapa da fome. Certamente não nos basta refletir, nos indignar, devemos nos empenhar em ações concretas, capazes, ao menos, de minimizar tamanho sofrimento. O poder público deverá fazer a sua parte, mas nós, solidários à família humana, como seguidores de Jesus, não podemos ficar indiferentes perante essa triste situação. Como um dia Jesus disse a seus discípulos, hoje ele nos diz a cada um de nós: “Dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A cada mês, haverá um novo material, com um novo enfoque a respeito do trabalho. Venha conosco!

Secretariado de Missão e Evangelização da Província Santa Cruz, OFM,

Secretaria de Justiça, Paz e Integridade da Criação,

Belo Horizonte, MG.

Acesse o Subsídio de Fé e Política do mês de março.

Leia outras notícias