UCLAF reflete e assume os mandatos do Capítulo Geral de 2021

UCLAF reflete e assume os mandatos do Capítulo Geral de 2021

“Paulo é busca, caminho e resposta. Diante dos desafios do tempo presente, Paulo nos indica o horizonte da busca, do caminho e da resposta. Não podemos ficar confortáveis lamentando perigos ou dificuldades, ou repetindo recursos por medo do risco. São tempos de respostas criativas, de novas lealdades, de esperanças partilhadas”. (Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni)

“Paulo é busca, caminho e resposta. Diante dos desafios do tempo presente, Paulo nos indica o horizonte da busca, do caminho e da resposta. Não podemos ficar confortáveis lamentando perigos ou dificuldades, ou repetindo recursos por medo do risco. São tempos de respostas criativas, de novas lealdades, de esperanças partilhadas”. (Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni)

Na Festa da Conversão de São Paulo, aniversário da cidade de São Paulo, a Assembleia da UCLAF iniciou às 7h15min, com as Laudes em espanhol, seguida da eucaristia, presidida por Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, presidente da Conferência Brasileira e Cone Sul.

Após a eucaristia foi servido o café da manhã e às 9:00 começaram os trabalhos da UCLAF. O objetivo do dia de ontem estava assim definido: “Assumir os mandatos do Capítulo Geral de 2021 na vida, ações, projetos e decisões da UCLAF e nas Conferências para renovar o presente e abraçar o futuro com esperança a partir de nossa identidade Franciscana”. A moderação das sessões do dia de hoje ficou sob a responsabilidade de Frei Fernando Aparecido dos Santos, Custódio da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus do Brasil.

Frei Flávio Chávez Garcia, Ministro Provincial, da Província de São Pedro e São Paulo, do México fez uma breve apresentação histórica dos 500 anos de presença franciscana no México. As Províncias do México estão preparando para o ano de 2024 a comemoração dos 500 anos da chegada ao México dos chamados “12 apóstolos”, os primeiros frades que vieram para a evangelização da região. Foi apresentado uma série de atividades para se fazer memória dos cinco séculos de história da evangelização franciscana.

Em seguida, aconteceu uma apresentação de Frei Francisco Gómez Vargas, Secretário Geral para a evangelização missionária da Ordem. Ele retomou alguns mandatos do Capítulo Geral de 2021 e como estão sendo implantados em toda a Ordem dos Frades Menores.

Noticiou que o processo de elaboração da Ratio Evangelizationis da Ordem já está acontecendo, com o envolvimento das entidades da Ordem, sobretudo através de consultas.

Foi explicitado o contexto atual do projetos e desafios a partir da UCLAF, sendo: Diálogo, novas formas de presença, vida e evangelização; fraternidades entre e com os pobres/missões; pastoral educativa; Paróquias e Santuários. A questão dos Vicariatos Apostólicos confiados a Ordem dos Frades Menores através das Províncias, sendo que vários deles se encontram no território da UCLAF.

Foi realizada uma pausa para um cafezinho e descanso. Retomou-se os trabalhos da assembleia às 11h com a apresentação do Secretário Geral para a formação e estudos, Frei Darko Tepert. O secretário fez uma rápida apresentação dos mandatos do último Capítulo Geral. Ressaltou os seguintes pontos: Escuta (Encontro do SFE por conferências/rede de trabalho com os secretários de formação e estudos; escutar os candidatos, os frades formandos; Curso para formadores; Identidade (Vocações, Centenários, Congresso internacional de Irmãos Leigos, Ano Franciscano, estudos); Maturidade Afetiva/redação de um documento com a finalidade formativa, que abordará o tema da maturidade afetiva. Foi nomeada uma comissão para a elaboração desse documento. Após a colocação houve espaço para as considerações.

Por volta de 12h15min o animador do escritório geral de JPIC, Frei Daniel Nicolás Rodríguez Blanco, fez uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos a partir do Capítulo Geral. Dois pontos importantes foram ressaltados, a preocupação de implementação da chamada Rede franciscana de Migrantes na América Latina; e desenvolver e apoiar projetos na área da ecologia integral.

As atividades, da parte da manhã, forma concluídas por volta das 13h15min. Seguiu-se o almoço e um tempo merecido de descanso, após uma manhã intensa de atividades.

Retomou-se as atividades às 15h30min, momento que cada conferência se reuniu para fazer uma síntese dos pontos mais importantes e, em seguida, eleger três ou cinco prioridades para a UCLAF e as Conferências.

Após um intervalo para o cafezinho, retomou-se às 17h30min, com um plenário dos trabalhos feitos em grupo, seguido de algumas considerações. Às 18h30min rezou-se as Vésperas da Conversão de São Paulo e em seguida houve o jantar. Por fim, foi disponibilizado um tempo livre para recreio e descanso.

foto: Equipe de Comunicação da Assembleia da UCLAF

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias