Província Santa Cruz, Província Santíssimo Nome de Jesus, Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, e Custódia do Sagrado Coração de Jesus.
Frei Pedro Ferro, OFM
Durante uma semana memorável no Retiro São Vicente de Paulo em Igarapé- MG, os frades do Tempo de Profissão Temporária, e demais membros das comunidades franciscanas onde eles residem, se reuniram para explorar os princípios fundamentais da Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). Este encontro não apenas fortaleceu os laços fraternos, mas também proporcionou uma profunda reflexão sobre o papel que cada franciscano desempenha na promoção de um mundo mais justo e sustentável.
As atividades do último dia da semana de estudos franciscanos sobre JPIC, sexta-feira, 26/01, foram meticulosamente planejadas, abordando diferentes aspectos desses princípios essenciais. O início se deu com uma palavra de abertura, onde os participantes foram convidados, pelo Frei João Paulo, OFM a compartilhar suas motivações pessoais para se envolverem com questões de justiça, paz e cuidado pela criação. Esse momento inicial estabeleceu um tom acolhedor e inspirador para os momentos seguintes.
Ao longo da formação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as questões contemporâneas relacionadas à Rede Franciscana de Imigrantes abordando tópicos como a importância da equidade social, os desafios enfrentados pelos transeuntes que deixam sua terra e passam por diversas realidades e as formas práticas de promover a paz em meio a conflitos.
Além disso, a vivência desses valores em um contexto próprio do carisma franciscano proporcionou uma base sólida para ações concretas e transformadoras na vida cotidiana onde pode-se pensar em fraternidades mais engajadas e dispostas para este viés.
Ao final do dia, foi presidida a celebração eucarística de encerramento, no Convento Santa Maria dos Anjos em Betim/MG, onde Frei Marx, OFM destacou o desejo de continuar não só apenas as realizações alcançadas, mas também as sementes plantadas para futuras iniciativas. Em seguida, houve um momento de recreação fraterna entre as entidades.
Essa semana intensa e enriquecedora foi mais do que uma experiência formativa; foi um catalisador para a transformação pessoal e social do frade menor, alinhando-se aos valores franciscanos que transcendem tempo e espaço e que contribuem para uma realidade melhor.