XXI Semana Cultural Franciscana

XXI Semana Cultural Franciscana

O encontro aconteceu entre os dias 3 e 10 de novembro de 2024, com enfoque nos temas: “Centenário da presença franciscana em Divinópolis”, “800 anos das chagas de São Francisco de Assis” e “Centenário de nascimento de frei Raul Ribeiro de Mello”.

Mauro Eustáquio Ferreira

A celebração Eucarística, presidida pelo Vigário provincial, frei Vicente Ronaldo da Silva, OFM, no Santuário de Santo Antônio de Divinópolis, MG, abriu às 19h30 do domingo, 3 de novembro, o XXI Encontro Cultural Franciscano, com a participação do Coral Divinópolis. Também participou da celebração frei Vicente Paulo do Nascimento, OFM, recém-eleito ministro provincial da Província de Santa Cruz.

Neste ano, o encontro aconteceu entre os dias 3 e 10 de novembro de 2024, com enfoque nos temas: “Centenário da presença franciscana em Divinópolis”, “800 anos das chagas de São Francisco de Assis” e “Centenário de nascimento de frei Raul Ribeiro de Mello”. Toda a programação foi realizada no Centro Franciscano de Formação e Cultura, rua Minas Gerais, 582, Divinópolis, com entrada franca.

Questões religiosas, filosóficas e históricas foram abordadas durante todo o encontro, bem como apresentações artísticas, exposições e lançamentos de livros.  

Depois da missa de abertura no domingo, dia 4, o encontro prosseguiu com o momento musical conduzido por Tia Elza (voz) e Ronan Sanches (violão) e a abertura da exposição de fotos de Fernando Laudares sobre a obra artística de frei Raul Ribeiro de Mello. Logo em seguida, frei Celso Márcio Teixeira, OFM, ministrou a palestra sobre os “800 anos da impressão das chagas de São Francisco de Assis”.

Na sequência, houve o lançamento dos livros “Maria e o Espírito Santo: nas Sagradas Escrituras e nos santos padres”; e “À sombra do Altíssimo: a relação singular entre o Espírito Santo e Maria”, de frei Jonas Nogueira da Costa, OFM.

Na terça-feira, dia 5, a programação foi aberta com a apresentação do documentário “Alma de músico” (sobre o AdCanto), dirigido por Diego Lara. “Mama mia!!! Prevenir é preciso” foi o tema da palestra abordado pela dra. e professora Sílvia Contaldo, que também lançou seus livros “Mama mia e mama mostra” (sobre o câncer de mama). Em seguida, houve apresentação dos livros da Livraria Fique Firme, pela professora Solange Maria do Carmo. A coordenação da mesa deste dia foi realizada pelo dr. prof. Márcio Zacarias Lara.

O programa da quarta-feira, 6 de novembro, iniciou às 19h30, com a apresentação musical da Orquestra de Violões da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, sob a condução de Thiago Marques do Nascimento. Em seguida, Osvaldo André de Mello declamou o poema “O guardador de rebanhos: VIII”, de Alberto Caeiro/Fernando Pessoa. Ainda nesta noite, foi lançado o livro “Nos bons tempos do padre Guaritá”, com introdução e comentários de dr. Fernando de Oliveira Teixeira; e a professora Maria Cecília Guimarães dos Santos ministrou a palestra “Os franciscanos e a música em Divinópolis”. O coordenador das atividades deste dia foi o acadêmico Augusto Ambrósio Fidélis.

Sob o tema “Os franciscanos em Divinópolis”, a programação da quinta-feira, 7 de novembro, iniciou com o lançamento do livro “Os caminhos da perfeita alegria no centro-oeste mineiro: reflexões sobre o centenário da presença franciscana em Divinópolis”, do psicólogo dr. Reinaldo da Silva Júnior. A seguir, aconteceu o momento musical com o grupo Opus Quinteto (Lou Petrus, Paulo Ribeiro, Sérgio de Castro, Aulus Mourão e Eduardo Laudares). Logo após, foi apresentado o trabalho “20 anos do Encontro Cultural Franciscano: legado de cultura, arte e intelectualidade em Divinópolis”, do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), coordenado pela professora Flávia Lemos Mota de Azevedo, que também coordenou as atividades da noite.

No encerramento do XXI Encontro Cultural Franciscano, dia 10, o evento “Raízes: saberes tradicionais na região de Divinópolis” organizado pelo Núcleo de Estudos de Folclore da Academia Divinopolitana de Letras (ADL), com a coordenação dos acadêmicos Augusto Ambrósio Fidélis e Cláudio Guadalupe preparou uma exposição de ervas medicinais com doação de folhas de chás. Também aconteceu dança circular, meditação e exposição de obras de arte. Às 16h, no Santuário Santo Antônio, encerrou-se a XXI Semana Cultural Franciscana com a missa presidida por frei Renieverton Telles, OFM e participação do Coral Undarerê.

Leia outras notícias