19 de abril, um sinal de alerta para a situação dos povos indígenas em nosso país – “Pois antigamente, todo dia era dia de índio”

19 de abril, um sinal de alerta para a situação dos povos indígenas em nosso país – “Pois antigamente, todo dia era dia de índio”

Os povos originários no Brasil, e na américa como um todo, sofrem ameaças e ataques constantes a seus direitos. Que o dia de hoje seja para nós brasileiros, um sinal de alerta para a situação atual dos povos indígenas em nosso país.

Frei Jhonatan de Jesus Luiz, OFM

No dia 19 de abril se celebra em toda a américa o dia do índio. Essa data foi escolhida porque recorda o dia em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Esse evento tinha como objetivo discutir as várias pautas a respeito dos povos indígenas em nosso continente após séculos de colonização.

No início do século XX com o avanço dos estudos etnológicos, houve um grande interesse por se estudar mais as chamadas “culturas primitivas”. O esforço pela compreensão dos hábitos e da importância dos povos indígenas para história despertou a atenção também para o âmbito das políticas públicas que visassem à salvaguarda desses hábitos e costumes.

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.

As últimas pesquisas indicam que no Brasil existem certo de 896.919 índios de 305 etnias, que falam 274 idiomas e vivem espalhados no país. Esses povos foram peça importante na formação da cultura de nosso país. Sua influência se revela nos costumes, na alimentação, na língua e na mistura étnica do povo brasileiro. É possível apontar o uso da rede de dormir, o artesanato de palha e cipó, a fabricação de utensílios de cerâmica. Na culinária, temos as comidas feitas com milho, frutas e mandioca. Na medicina, destaca-se o uso de ervas medicinais. No folclore brasileiro, existem as figuras dos caboclinhos, os pajés, as lendas que contam a origem de plantas como a vitória-régia e pássaros como o Uirapuru, todas essas são marcas e influências deixadas pelos povos indígenas em nossa cultural.  

Mas toda essa história e tradição se vê ameaçada por um governo que insiste em atacar, perseguir e deslegitimar os direitos conquistados pelos povos indígenas. Nas palavras do compositor Jorge Benjor podemos ver um pouco da situação atual desses povos: “E, no entanto, hoje. O seu conto triste. É o lamento de uma raça que já foi muito feliz. Pois antigamente, todo dia era dia de índio”. Com essa música o autor eternizou o retrato dos indígenas em nosso país.

Os povos originários no Brasil, e na américa como um todo, sofrem ameaças e ataques constantes a seus direitos. Que o dia de hoje seja para nós brasileiros, um sinal de alerta para a situação atual dos povos indígenas em nosso país. É preciso que atinemos para a defesa dos direitos indígenas, esses que constantemente têm sido violados. Que nós enquanto Nação, possamos compreender e valorizar a contribuição que os povos indígenas nos deram, bem como sua importância para o país e para as nossas florestas.  

Leia outras notícias