No nosso 4° dia da jornada interinstitucional de estudos franciscanos, nós frades menores, fizemos uma vivência de JPIC em Brumadinho -MG e Bandeirinhas (bairro de Betim- MG).
Frei Josimar Cunha, OFM
No nosso 4° dia da jornada interinstitucional de estudos franciscanos, nós frades menores, fizemos uma vivência de JPIC em Brumadinho -MG e Bandeirinhas (bairro de Betim- MG).
Em Brumadinho fizemos presença na V Romaria pela Ecologia Integral, que tem como lema “Das alturas, orvalhem os céus. E das nuvens, que chova justiça”, como forma de denunciar meia década de impunidade e falta de responsabilização pelo crime socioambiental.
Às 9h participamos da Santa Missa presidida por Dom Francisco Cota, bispo da diocese de Sete Lagoas, que é referencial para a Mineração e Ecologia Integral da CNBB Leste II. Em sua homilia ele fez memória das 272 pessoas vítimas da tragédia de 2019 e falou da importância de fazermos uma Ecologia integral, buscando meios de não ferir a mãe natureza e lutar por políticas públicas mais humanitárias.
Logo após a celebração, houve a caminhada, que contou com a presença dos familiares das vítimas, religiosos, indígenas, denominações de matriz afro, dentre outros, fazendo memória e lutando por justiça.
À tarde, fomos ao bairro Bandeirinhas (localizado em Betim -MG), para visitar os imigrantes Venezuelanos, que é um projeto dos frades em parceria com as Irmãs Carmelitas Missionárias e Jesuítas. No encontro houve a fala de Frei Lucas Chaves, apresentando o projeto, das irmãs Carmelitas Missionárias e de maneira especial das famílias Venezuelana, que, durante seu testemunho ressaltou a importância do trabalho dos frades pela dedicação de ensinar, cuidar e introduzi-los na cultura Brasileira.
” Somos chamados a sermos irmãos.”