6o anos da Encíclica Pacem in Terris

    “A Pacem in Terris veio mostrar que o conceito de Bem Comum estendido ao Plano Universal tem um conteúdo muito Maior” (Alceu de Amoroso Lima)

    Hoje, dia 11 de abril de 2023 comemoramos 60 anos da publicação da Encíclica Pacem in Terris do Papa João XXIII, canonizado recentemente. Sua publicação se deu na Quinta-feira Santa daquele ano e se somou às demais encíclicas da chama Doutrina Social da Igreja (DSI).

    O título traz a temática a ser abordada ao longo de todo o documento: a paz entre os povos, que há de fundamentar-se na verdade, na justiça, no amor e na liberdade. Vale recordar a tensão mundial vivida pela Guerra Fria, no conflito entre Estados Unidos e União Soviética.

    Segundo Alceu de Amoroso Lima, a Encílica “veio justamente mostrar que  o conceito de Bem Comum estendido ao Plano Universal tem um conteúdo muito Maior”.

    A Pacem in Terris teve grande repercussão não só dentro da Igreja, mas em todo o mundo, que diante de tantos conflitos ansiava pela concretização da paz. Foi nesta encíclica que o papa se dirigiu a primeira vez a todas as pessoas de boa vontade, o que antes nunca tinha acontecido na história da Igreja.

    A encíclica Pacem in Terris, ao completar hoje seus 60 anos, mostra-se muito atual: Questões como a paz entre os povos, fenômeno migratório, a desigualdade entre os povos, as minorias étnicas e o desarmamento são temas trabalhados na encíclica e que atualmente estão novamente no cenário das discussões. Dois outros dois temas que estão vigentes na atualidade e são tratados na encíclica, a questão do racismo e do neonazismo/fascismo.

    Deste modo, o Papa deixa claro seu interesse pelos direitos humanos, naquela ocasião tratado como direitos do Homem. E assim, se conclui:

    “A todos os homens de boa vontade incumbe a imensa tarefa de restaurar as relações de convivência humana na base da verdade, justiça, amor e liberdade: as relações das pessoas entre si, as relações das pessoas com as suas respectivas comunidades políticas, e as dessas comunidades entre si, bem como o relacionamento de pessoas, famílias, organismos intermédios e comunidades políticas com a comunidade mundial. Tarefa nobilíssima, qual a de realizar verdadeira paz, segundo a ordem estabelecida por Deus”. (PT 162)

    Leia outras notícias