“A Regra e Vida dos Frades Menores é esta: observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em casidade”. (RB I)
Ontem, dia 02 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor e dia da Vida Religiosa Consagrada, a Província Santa Cruz acolheu os votos solenes de Frei Higor Ferreira de Oliveira e Frei Ivan Zacarias Rodrigues.
A celebração eucarística ocorreu na Igreja São Francisco das Chagas, às 19h30min, sob a presidência do Ministro Provincial Frei Hilton Farias de Souza. Estiveram presentes frades de diversas fraternidades da Província Santa Cruz, paroquianos, bem como familiares e amigos de Frei Higor e Frei Ivan.
Durante a celebração, os frades de profissão solene tiveram a oportunidade de renovar os votos por ocasião das festividades do 8º Centenário da Regra Bulada (1223). O dia 02 de fevereiro é para os frades da Província Santa Cruz um marco na caminhada vocacional. Neste dia, grande parte dos frades emitiram os votos solenes na Ordem dos Frades Menores. Ao final da celebração, Frei Bruno Rocha Pereira Laviola foi enviado para a missão junto ao povo Munduruku (PA).
O Ministro Provincial Frei Hilton Farias de Souza, em sua homilia, refletiu sobre seis elementos centrais na vida franciscana e presentes na Regra Bulada:
– A vida evangélica: ponto central da regra, o modo e vida do Frade Menor é marcado pelo Evangelho.
– A vida de oração: Francisco de Assis foi um homem marcado pela oração; assim, os frades devem buscar manter uma vida de oração pessoal e fraterna.
– A vida fraterna: somos irmãos entre irmãos; deve-se buscar o respeito mútuo e com todas as criaturas.
– Serviço: a vida franciscana é marcada por relações que devem ser pautadas pelo serviço, buscando caminhar juntos e superando relações de poder que subjugam.
– Vida de pobreza e desapego: os frades são chamado a não terem nada de próprio; buscando uma vida sóbria e simples, sem acumulo de bens.
– Vida missionária: a vida do frade menor é caracterizada pela missão, sempre chamado a evangelizar pelo testemunho de vida.
Ao final de sua reflexão, convidou toda a assembleia reunida a rezarem e pedirem a força do Espírito Santo para que Frei Higor e Frei Ivan possam manter o firme propósito de viverem uma vida em castidade, obediência e sem nada de próprio.
Frei Higor Ferreira de Oliveira e Frei Ivan Zacarias Rodrigues, ao final da celebração, agradeceram a presença de todos e relataram sobre o sentido de sua consagração a Deus no tempo em que vivemos. A festividade foi encerrada com uma recepção no Salão Paroquial da Igreja São Francisco das Chagas.