800 anos da Regra Bulada – Intinerância, nada de próprio, fraternidade e obediência.
Frei Dildarlyson Evangelista da Silva, ofm
Do dia 06 ao dia 10 de setembro, as etapas de formação inicial da província Santa Cruz: Postulantado, Noviciado e Profissão Temporária estiveram em mais uma Assembleia de Formação na cidade de Santos Dumont, debruçando sobre a regra com a ajuda do moderador, Prof. Dr. Luís Evandro Hinrichsen, docente da PUC-RS.
Durante esses dias, foram momentos de estudos, partilha e vivência fraterna, aprofundando na dimensão da regra, visando uma autêntica e profunda participação dos formandos.
Para se buscar uma identidade no modo de viver radicalmente de São Francisco e a forma do santo evangelho como regra de vida, é necessário “descer do cavalo”, olhar nos olhos e o cuidado. Estes são os primeiros passos a serem dados para ter essa visão numa perspectiva de igualdade.
Construir pontes de uma regra de 800 anos nos dias atuais, é haurir com consciência um modo de vida que está firmada na escuta da palavra e dos conceitos evangélicos que nos cercam: obediência, sine próprio e castidade, como desejou Francisco viver e a nós que respondemos a essa intuição hoje.
O evento contou com almoços fraternos, momentos de espiritualidade e momentos culturais.
As celebrações eucarísticas foram presididas por: frei Basílio de Resende, frei Eduardo Vely, frei Marco Antônio, frei Jaime Eduardo e encerrou-se no domingo com o ministro provincial, frei Hilton Farias, com a presença da comunidade local.
Confira algumas fotos: