A jornada interinstitucional de estudos franciscanos acontece na Casa de Retiro São Vicente de Paulo, em igarapé.
Frei André Felipe Pereira Martins, OFM.
No nosso 2º dia da jornada interinstitucional de estudos franciscanos, com o tema: Justiça, Paz e integridade da Criação, o assessor Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret, OFM – Custódia Sagrado Coração de Jesus, enfatizou a necessidade de desenvolvermos uma escuta ativa, que gere um novo estilo de vida, nos colocando assim, a serviço da vida, da dignidade dos pobres, e de toda a criação, ferida pela indiferença de todos aqueles que se preocupam somente com questões dos seus interesses egoístas e não com o bem comum, inclusive daqueles que virão depois de nós.
“Não podemos só escutar, temos que agir, procurando soluções para o problema da pobreza, não apenas pelos pobres, mas por aqueles que virão depois de nós”. Papa Francisco.
O criador nos chama a um novo estilo de vida, que seja aberto ao bem, à verdade e à beleza! (Laudato si’, 205).
Frei Rodrigo Péret, salientou também que, diante da dor e do sofrimento do outro, o nosso coração deve arder de ternura e compaixão. O outro é nosso irmão, nossa irmã. Tudo está interligado. Homem e natureza. Tudo está interligado.
Durante o dia também tivemos momentos de oração, partilha e descontração. Tempo oportuno para o fortalecimento dos nossos vínculos fraternos, como irmãos menores.
Que o Senhor nos dê a Paz.