Aspirantes e Noviços fazem retiro de carnaval

Frades Noviços com Frei Agmar e também Dom Frei Dario Campos, que visitava a fraternidade.

Como de costume, as casas de formação inicial aproveitaram o período do carnaval para realizar o retiro espiritual. No caso dos aspirantes, que ingressaram no início do mês na etapa em Santos Dumont, o retiro marca um momento importante para solidificar esta opção.

Os jovens Douglas de Souza Lima (Manhuaçu- MG) e Samuel da Silva Lopes (Viçosa-MG) foram orientados pelo frei José Bandeira, vice-formador, que lhes propôs o tema do “Seguimento de Jesus Cristo sob a ótica de São Francisco e Santa Clara”.

Em Montes Claros, por sua vez, os frades noviços foram orientados pelo frei Agmar Roberto, vigário paroquial em Salinas, que convidou os jovens frades a exercitar o silêncio e a fazer uma retomada da própria história pessoal – uma jornada ao mundo interior –  possibilitando o ouvir a voz de Deus revelada na singularidade de cada indivíduo.

O noviço Frei Danilo Soares partilha conosco um pouco mais dessa experiência no noviciado:

“Um dos momentos culminantes do retiro – ocorrido na noite de segunda-feira – foi a Celebração da Reconciliação. Na área externa da casa preparou-se um ambiente orante, propício à reflexão, destacando-se os elementos da natureza. De forma significativa, cada participante realizou um movimento de apresentação e queima dos pecados pessoais e sociais (os sociais foram ditos em alta voz). Posteriormente, introduzia-se as mãos em um recipiente com água, sinal da purificação, ao final do processo havia o encontro com o Crucificado. Frei Agmar, presidente da celebração, realizou a absolvição dos pecados e em seguida todos cantaram um Salmo de louvor pela misericórdia do Senhor que ultrapassava nossas fraquezas.

Frei Agmar, os frades noviços e Dom Frei Dario Campos, em visita ao noviciado

No encerramento do retiro, ocorrido no dia 21 de fevereiro, frei Agmar apresentou um recorte referente a Campanha da Fraternidade 2023. Lembrando-nos que ela é uma proposta voltada ao espírito da fraternidade, da vivência do Evangelho. É necessário identificar as necessidades de nosso tempo, mover-se com misericórdia. As experiências de fé precisam ser vividas no exercício da cidadania”.

As três primeiras etapas da formação inicial na Província Santa Cruz, em 2023 conta com dois aspirantes, cinco postulantes e cinco noviços. Desejamos a todos um ano frutuoso e que possam fazer um bonito discernimento vocacional.  

Leia outras notícias