Bênção da imagen do Menino Jesus

Bênção da imagen do Menino Jesus

O gesto da bênção das imagens do Menino Jesus é um sinal de que o Natal está próximo e de que os apelos da Palavra de Deus são urgentes.

No último domingo, 19 de dezembro, acontceu a bênção da imagem do Menino Jesus adquirido pela Paróquia de Santo Antônio. O ritual da benção dessa nova imagem foi realizado no Mosteiro Santa Clara, em Belo Horizonte, nos braços de nossas queridas Irmãs Clarissas, com carinho materno.

A tradição da bênção das imagens do Menino Jesus

Esta iniciativa tem o intuito de ser um sinal visível, mais sinais do que palavras, da Natividade do Senhor, como também uma oportunidade para as crianças de compartilhar, com suas famílias, a alegria do Santo Natal.

A tradição desta bênção começou no Vaticano, mas com o passar dos anos, ela foi além dos confins da Cidade Eterna, envolvendo outras dioceses italianas e até estrangeiras.

A iniciativa da “Bênção das imagens do Menino Jesus, pelo Papa na Praça São Pedro”, foi lançada pelo “Centro de Oratórios Romanos” na década de 90.

Olhar para as pequenas imagens do Menino Jesus é um convite a contemplar a maravilhosa realidade do Natal. Deus, criador do céu e da terra, abandona o céu para se tornar criança para se aproximar dos homens. A inocência e a beleza da criança divina nos convidam a responder, preparando um lugar para Ele em nossos corações. A simplicidade do Domingo dos Meninos Jesus é um convite ao nosso mundo complexo para recordar a proximidade de Deus em todas as situações que enfrentamos e que este é um verdadeiro motivo de alegria para nós. As imagens do Menino Jesus são um convite a viver um Natal autêntico, imitando as crianças que amam com amor o Menino Jesus “deles” que se aproxima para nos trazer amor, grande alegria e consolação.

Se você gostou dessa mantéria sobre e bênção da imagem do Menino Jesus, confira também a mensagem do Ministro Geral para o Natal.

Leia outras notícias