Carta da Família Franciscana pede que 11 de outubro seja um dia de jejum e oração pela paz

Carta da Família Franciscana pede que 11 de outubro seja um dia de jejum e oração pela paz

Confira a carta:

Queridos irmãos e irmãs da Família Franciscana,
que o Senhor lhes conceda a paz!

Estando reunidos na cidade de São Francisco pelo motivo de sua festa, desejamos lhes fazer um pedido sincero para que continuem sendo sensíveis ao tema da paz neste momento tão difícil para a humanidade. Desejamos expressar a preocupação que sentimos pela paz, especialmente diante do sofrimento que é infligido a tantas pessoas e o risco do uso de armas nucleares.

São Francisco recebeu do Senhor a missão de se dirigir a todos com esta saudação: “O Senhor lhe dê a paz!”, que, deste modo, manifesta-se como um elemento essencial do carisma. O dom da paz é acolhido mediante à conversão do coração, sendo chamados a nos convertermos em homens e mulheres mansos, pacíficos, modestos, humildes, sem contendas nem rivalidades. Damos, assim, testemunho desta paz que temos recebido.

“Com a paz, nada se perde. Tudo pode ser perdido com a guerra. Deixem os homens se entenderem novamente, deixe-os negociar novamente. Negociando com boa vontade e respeitando os direitos de cada um, perceberão que a uma negociação sincera e eficaz nunca se nega o sucesso honroso”. Este grito, que Pio XII dirigiu ao mundo inteiro às vésperas da eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, é mais uma vez dramaticamente atual. “Nunca mais guerra!” exclamou São Paulo VI perante a Assembleia da ONU, uma guerra descrita como “aventura sem volta” por São João Paulo II. Em 25 de setembro de 2015, o Papa Francisco fez um pedido idêntico à ONU:  “Chega de guerra, negação de todos os direitos”.

Ouvindo os sinais dos tempos e estas palavras do carisma e dos nossos pastores, convidamos cada um de vocês a levar interiormente a paixão apaixonada pela paz, juntamente com a intercessão incessante por este dom precioso.

Por isso, pedimos que vivam um dia especial de jejum e oração como Família Franciscana em 11 de outubro de 2022. Enquanto com o mal vemos o mistério da iniquidade em ação, respondamos a esta questão essencial com a penitência e a oração, com a promoção da reconciliação e da paz, com a consciência entre nós e com tantos outros. Em nossa formação e pregação, em nossos vários projetos de serviço e trabalho, em nosso anúncio e em nossa vida cotidiana, tenhamos em mente a reconciliação e a paz com força e convicção.

Colocando nas mãos da Rainha da Paz, São Francisco, Santa Clara e Santa Isabel, pacíficos e humildes, a grande e urgente intenção de paz, recebam nossas saudações com um abraço fraterno.

Assis, 4 de outubro de 2022
Solenidade de São Francisco de Assis, o Arauto da Paz

Leia outras notícias