Celebração do Espírito de Assis

Celebração do Espírito de Assis

Clamor em prol da paz e da criação

Frei Jhonatan Luiz, OFM

Em 27 de outubro de 1986, em homenagem da Jornada Mundial de Oração pela Paz, o então Papa João Paulo II convidou líderes de 54 religiões cristãs, 71 de não cristãs e 25 delegados do episcopado mundial para celebrar o dia. O encontro ocorreu em Assis, na Itália.

O Santo Padre fez um apelo ao diálogo inter-religioso, afirmando que: “A Santa Sé deseja contribuir para este movimento mundial de oração pela paz, que ultrapasse as fronteiras e as nações e alcance todos os crentes, de todas e quaisquer religiões. E abrace o mundo inteiro”.

Esse clima de união, amizade, respeito e comunicação entre diferentes crenças e pontos de vista ficou conhecido como o Espírito de Assis.

Esse diálogo ecumênico é um dos valores fundamentais dos franciscanos. Para nós, isso significa a troca de saberes e de culturas para a construção coletiva de uma sociedade mais justa, solidária, responsável e fraterna.

“A falta de diálogo supõe que ninguém está preocupado com o bem comum” afirma Papa Francisco, em sua encíclica Fratelli Tutti. “Mas sim em obter as vantagens que o poder lhe proporciona ou, na melhor das hipóteses, com impor o seu próprio modo de pensar”, completa.

O religioso ainda pede para que não percamos a capacidade de escuta.

São Francisco de Assis escutou a voz de Deus, escutou a voz dos pobres, escutou a voz do enfermo, escutou a voz da natureza. E transformou tudo isso num estilo de vida. Desejo que a semente de São Francisco cresça em tantos corações. 

Com o intuito de celebrar esse dia de Oração pela Paz, o Secretariado de Missão e Evangelização realizou no último dia 28 de outubro uma manhã de oração pela paz no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. Esse encontro contou com a presença de diversos líderes religiosos da RMBH. 

O evento também contou com a presença das Afrolíricas que fizeram uma apresentação de Hip Hop e do Coletivo de Mulheres Pretas que fizeram uma contação de história da cultura africana. O Evento terminou às 11h30 com uma oração inter-religiosa em prol da paz no mundo.

Leia outras notícias