Corpus Christi na Província Santa Cruz

Corpus Christi na Província Santa Cruz

É uma grande alegria, após dois anos de restrição, devido a pandemia, celebrarmos essa solenidade em nossas comunidades junto ao Povo de Deus.

Nas paróquias que estão sob cuidados dos frades da Província Santa Cruz, a Solenidade de Corpus Christi contou com a participação dos fiéis na celebração eucarística e ajuda na confecção dos tapetes.

Após as celebrações, realizaram-se as procissões com o Santíssimo Sacramento e Benção Solene. Vale lembrar que também houve também celebração e benção solene no Mosteiro Santa Clara, em Belo Horizonte e que, em São João del-Rei, a celebração foi realizada em parceria com a comunidade da catedral.

Na sua origem, a festa de Corpus Christi veio da religiosa agostiniana e, mais tarde, santa Julian de Mont Cornillon (1193-1258). Conforme se difundiu na Europa, essa religiosa teve uma visão divina, na qual se exigia que se incluísse no calendário da Igreja uma festa anual para comemorar o sacramento da Eucaristia.

Tudo começou em 1230, na paróquia de Saint Martin, em Liège, Bélgica, onde se realizou uma procissão eucarística no interior da igreja. Dezessete anos mais tarde, ela foi para as ruas e tornou-se festa nacional na Bélgica. Em 1264, essa celebração do “triunfo eucarístico” ganhou expressão mundial, sendo celebrada nas ruas, como desejava o papa.

O Concílio de Trento (1545-1563) – em resposta a Lutero que negava a transubstanciação, isto é, a presença real de Cristo na Eucaristia -, de certo modo, incentivou tais manifestações para fazer frente às ideias de Lutero. Foi dessa oposição a Lutero que surgiu a adoração do Santíssimo e as grandes e solenes procissões eucarísticas.

Veja algumas fotos das celebrações.

Leia outras notícias