Dom Dario é escolhido presidente do Regional Leste 3

Dom Dario é escolhido presidente do Regional Leste 3

O Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado do Espírito Santo, foi oficializado canonicamente, nesta quinta-feira, 17 de junho, com a aprovação do regulamento pelo Conselho Permanente da entidade. Após envio da proposta de regulamento para o novo Regional, aprovado na última Assembleia Geral da CNBB, a

O Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado do Espírito Santo, foi oficializado canonicamente, nesta quinta-feira, 17 de junho, com a aprovação do regulamento pelo Conselho Permanente da entidade.

Após envio da proposta de regulamento para o novo Regional, aprovado na última Assembleia Geral da CNBB, a Comissão Jurídica não fez observações relacionadas ao conteúdo da proposta, mas indicou alterações de ordem terminológica em alguns artigos. Assim, o Conselho Permanente aprovou o regimento e delegou à Comissão que faça as devidas alterações no texto.

Além do documento normativo para o funcionamento do Regional Leste 3, foi aprovada a Presidência escolhida no dia 25 de maio: dom Dario Campos, arcebispo de Vitória (ES), o presidente; dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo de São Mateus (ES), o vice-presidente; e dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), secretário.

No mês de agosto, serão realizados os procedimentos para a aquisição da personalidade civil do novo regional, cuja sede será em Vitória (ES). Em data ainda a ser definida, entre dezembro deste ano e janeiro de 2022, haverá a celebração pastoral pela instalação do Regional Leste 3 da CNBB.

Dom Dario Campos agradeceu e manifestou alegria pela criação do novo regional. Ele ressaltou a “experiência fecunda” das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), as quais são reconhecidas como um dom do Espírito Santo. “É um espaço fecundo da atuação e participação do leigos e leigas, nas quais todas as forças vivas da Igreja se encontram presentes e articuladas em vista do anuncio do Evangelho do Reino. As nossas comunidades são esse espaço que alimenta o espírito missionário dos discípulos e discípulas com a Palavra de Deus e a Eucaristia”.

“Acreditamos que o Regional Leste 3 irá proporcionar ainda mais uma vivência de comunhão, de solidariedade, de participação no coração da Igreja capixaba, algo que já vivenciamos e reconhecemos desses passos de organização pela presença e colaboração dos bispos e administradores diocesanos”, disse dom Dario. O arcebispo também agradeceu pela “participação de vida e de comunhão do Regional Leste 2”, que teve “uma grande contribuição na criação do Regional Leste 3”. Dom Dario também pediu à Virgem da Penha, padroeira do Espírito Santo, que interceda pelo novo Regional, “a fim de que sejamos fiéis no seguimento de Jesus Cristo”.


Fonte: CNBB

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *