Encontro de núcleos da Educafro Minas

Imbuídos pelos ensinamentos do Papa a província Francisca Santa Cruz através Centro Franciscano de Direitos Humanos (CEFAD) e a EducAfro realizou durante os dias 21 a 23/04 do corrente ano o encontro de I Núcleos com a temática Recriar a Cidade a partir do Quilombo de 2023.

“Se no passado, mesmo em nome da religião, se discriminaram as minorias étnicas, culturais, políticas, ‘gênero, religiosa’ e outras, hoje queremos ser defensores da identidade e dignidade de toda a pessoa e ensinar as novas gerações a acolherem a todos sem discriminações. Por conseguinte, a educação compromete-nos a acolher o outro como ele é, não como eu quero que seja, como é e sem julgar nem condenar ninguém.” Papa Francisco no Encontro Religiões e Educação: Pacto Educacional Global.

Imbuídos pelos ensinamentos do Papa a província Francisca Santa Cruz através Centro Franciscano de Direitos Humanos (CEFAD) e a EducAfro realizou durante os dias 21 a 23/04 do corrente ano o encontro de I Núcleos com a temática Recriar a Cidade a partir do Quilombo de 2023. Tiveram reunidos durante esses dias cerca de 70 pessoas, dentre elas jovens, educadores, religiosos (Franciscanos, Marista e Jesuíta).

Durante a manhã da sexta-feira por volta das 06h começaram a chegar os/as participantes do encontro na sede da EducAfro para saírem junto para o local que nos acolheram, o Espaço Champagnat – REMAR, situado no município de Ribeirão das Neves. Após a chegada as/os participantes foram recebidos com uma calorosa acolhida e um café ‘quentin’ com pão de queijo. Por volta das 09h40 iniciou-se a primeira roda de conversa do encontro com a temática História do Quilombo assessorada pela professora Ms. Miriam Aprígio que nos animava dizendo… a parte da manhã foi finalizada com o almoço.

A tarde do 21/04 foi realizada uma oficina de grafite com o grafiteiro Sabão… durante a primeira parte da oficina, teórica, vimos a história do grafite como uma arte marginal e na segunda parte, prática, fizemos um grafite de uma matriarca do quilombo… a arte pintada pelas/pelos jovens irá compor a ambientação do novo espaço cultural… o dia foi finalizado com da mesma forma que iniciou, com muita dança e música louvando e agradecendo a Oxalá pelo dom de nossas vidas. Para visualizar a arte/grafite feito pelos jovens pode acessar este link.

Durante o dia do sábado, 22, tivemos a possibilidade de escutar e debater com a professora… a temática O Resgate do Quilombo. A professora Dra. Lílian Cristina Bernardo Gomes partilhava conosco da “necessidade da gramatica decolonial na construção das cidades, sendo que esse modelo atual de cidade se torna um cemitério de vidas, um sumidouro de seres […] Quilombo é ser e não ter”. Durante a parte da tarde e noite priorizamos o que Paulo Freire nos ensina, a necessidade do lucido no processo de aprendizagem. Portanto, nesses dois momentos realizamos uma interação entre núcleos, reunião de coordenadores dos núcleos e noite comunitária com muita expressão artística, enaltecendo nossa cultura, beleza e nossas vidas.

O último dia foi marcado por uma grande roda de conversa Encontro de Núcleos 2023 que teve como objetivo partilharmos nossas dores e alegrias, entendo que esse momento, assim como os demais que antecederam esse, faz-se necessário como um espaço de acolhimento e resistência para que o racismo não nos mates, entendendo  o “desafio de sermos responsáveis pela construção de uma nova sociedade, somos chamados a sermos protagonistas de nossa história e recriar nossa realidade a partir de novas vivencias”.

Para visualizar e acessar os momentos deste encontro acesse nossas redes, curta e compartilhe nossos conteúdos.

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias