Encontro dos Animadores Vocacionais da Conferência do Brasil e Cone Sul

Entre os dias 13 e 18 de março, estiveram reunidos na Casa de Jóvenes Hermano Francisco (em Buenos Aires, Argentina), da Província São Francisco Solano, os responsáveis pela animação vocacional das entidades que compõem a Conferência do Brasil e Cone Sul (províncias e custódias franciscanas da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai). Os dias foram de

Entre os dias 13 e 18 de março, estiveram reunidos na Casa de Jóvenes Hermano Francisco (em Buenos Aires, Argentina), da Província São Francisco Solano, os responsáveis pela animação vocacional das entidades que compõem a Conferência do Brasil e Cone Sul (províncias e custódias franciscanas da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai). Os dias foram de muito trabalho e empenho, sendo assessorados por estudiosos da área de humanidades. Como ponto de partida as reflexões foram conduzidas pelo irmão salesiano Ariel Fresia que abordou sobre as culturas vocacionais, bem como esclarecendo temas sobre as juventudes atuais. Em seguida, o psicólogo Gerardo Bassi ajudou na reflexão sobre o acompanhamento personalizado, abordando também assuntos a cerca da a afetividade e sexualidade, especialmente no contexto pós-pandêmico.

Mas o encontro não foi só para formação teórica, embora esta teve muito valor. Sendo o primeiro presencial depois da união da conferência, o clima foi fraterno e acolhedor por parte dos confrades da província anfitriã. Apesar da onda de calor inesperada na capital argentina, os irmãos souberam garantir uma agradável estadia, estimulando a fraternidade com encontros de convivência e momentos profundos de oração e celebração. Vale salientar que os frades vindo de outros países puderam experimentar um pouco mais da cultura argentina, inclusive se inserindo na rotina, no modo prolongado e fraterno de fazer refeições, partilhando o “mate” em várias circunstâncias. Além disso, a casa proporcionou ocasiões de jantares na área externa, com delícias locais, histórias e cantorias em diversas línguas, com festa e gratidão por formar um grupo de “hermanos”.

Sendo assim, a maior riqueza do encontro se deu com o intercâmbio, a partilha de experiências e de vida entre os frades que atuam nas diversas realidades culturais e sociais. Por serem de regiões e países distintos, os participantes do encontro partilharam seus sonhos, perspectivas e desafios. A ocasião foi avaliada como propícia, cumprindo a missão de ser um grande encontro para aprofundar temas e laços, a fim de iluminar e animar a missão dos frades animadores vocacionais.

Na manhã de sábado (18/03), último dia, os frades se reuniram para avaliar o encontro e aprovarem um documento que ficará como registro da ocasião, com o resumo das reflexões e orientações propostas para o trabalho. Na parte da tarde os participantes se dirigiram à Basílica de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina. Neste local de fé e devoção do povo argentino, celebrou-se a ação de graças por estes dias tão enriquecedores para o serviço às vocações.

Texto: Frei Eduardo Schiehl – Custódia do Sagrado Coração de Jesus; Frei Gabriel Dellandrea – Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Leia outras notícias