Entrevista sobre o Capítulo Geral com o definidor geral Frei Valmir Ramos, OFM

Entrevista sobre o Capítulo Geral com o definidor geral Frei Valmir Ramos, OFM

A equipe de comunicação da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus entrou em contato com Frei Valmir Ramos, OFM, que atualmente reside na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores em Roma/Itália, como Definidor Geral para América Latina; para entrevistá-lo acerca do Capítulo Geral de nossa Ordem, que acontecerá em julho próximo. Veja abaixo uma

A equipe de comunicação da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus entrou em contato com Frei Valmir Ramos, OFM, que atualmente reside na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores em Roma/Itália, como Definidor Geral para América Latina; para entrevistá-lo acerca do Capítulo Geral de nossa Ordem, que acontecerá em julho próximo.

Veja abaixo uma breve biografia de Frei Valmir, OFM e a íntegra da entrevista sobre o Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores.

UMA BREVE BIOGRAFIA…

Frei Valmir Ramos, OFM, nascido no dia 31 de maio de 1965 é natural de Franca/SP. Entrou para a Ordem dos Frades Menores e foi vestido com o habito franciscano no dia 16 de janeiro de 1989. Professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1990 em Catalão/GO. Professou Solene no dia 30 de abril de 1993 e Ordenou Diácono em 11 de agosto de 1993. Foi Ordenado Sacerdote no dia 28 de janeiro de 1994 em sua cidade natal. Serviu a nossa Fraternidade Custodial como Custódio de 2001 a 2010. Foi eleito no último Capítulo Geral, em 2015, como Definidor Geral para a América Latina e reside na Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores em Roma/Itália.

Equipe de Comunicação – Frei Valmir, fale um pouco para nós sobre o que é o “Capítulo Geral”, que a nossa Ordem celebrará em julho próximo.

Frei Valmir, OFM – O Capítulo Geral é uma assembleia geral celebrada pelas Ordens e Institutos Religiosos, que tem a autoridade máxima para decidir e eleger irmãos para o serviço geral e prioridades para todos.

A nossa Ordem, Ordem dos Frades Menores, celebra o seu Capítulo Geral a cada 6 anos. O início desta celebração se deu em 1217, em Assis, com o chamado “Capítulo das Esteiras”, quando São Francisco de Assis quis reunir todos os freis que formavam a sua nova Fraternidade que ele chamou de Ordem dos Frades Menores. Foi uma celebração decisiva que organizou a Ordem, já com milhares de irmãos, em grupos de Províncias e deu o impulso missionários para regiões longínquas além da Itália.

Entre os dias 03 e 18 de julho de 2021, vamos celebrar mais um Capítulo Geral para avaliar nossa vida e nossa missão e escolher os irmãos que deverão animar-nos na vivência do Evangelho e do nosso carisma nos dias de hoje e no futuro.

Equipe de Comunicação – No Capítulo Geral a nossa Ordem elegerá o novo Ministro Geral, 121º sucessor de São Francisco. Fale um pouco para nós sobre este serviço e qual a sua importância!

Frei Valmir, OFM – A nossa Igreja chama o Ministro Geral de “moderador supremo”. Isto significa que a Igreja considera o Ministro Geral como aquele que tem a autoridade de decisão sobre os assuntos que compete à Ordem como um todo. De fato, o Ministro Geral tem a tarefa de encaminhar soluções para todas as situações que dizem respeito à Ordem no mundo todo. Equivocadamente, muitas vezes esta tarefa é chamada de “governo”, usando uma palavra que não faz parte do espírito evangélico nem religioso, pois de fato, o Ministro Geral é aquele que deveria cuidar dos seus irmãos “como a mãe cuida dos seus filhos”, animá-los na vivência autêntica do Evangelho e do carisma e corrigi-los com caridade, se necessário. Outro equívoco influenciado pelo Direito Canônico é chamar o Ministro Geral de “superior”. Jesus mesmo pediu aos discípulos que se considerassem “irmãos” e fossem “servidores”. De fato, ministro significa aquele que serve, então o Ministro Geral é o irmão escolhido pela Ordem para servir toda a Fraternidade animando-a e acompanhando sua atividade missionária evangelizadora. Isto sem deixar de tomar as decisões necessárias e de executar os processos internos e externos diante da Igreja e da sociedade.

O Ministro Geral também é tido como “sucessor de São Francisco”, mas o nosso atual Ministro Geral, Frei Michael Anthony Perry, com razão, insiste que todos os franciscanos são sucessores de São Francisco e, por isso mesmo, eles têm a obrigação de viver autenticamente o carisma estejam onde estiverem. De qualquer maneira, a figura do Ministro Geral é sempre um ponto de referência para todos os irmãos da Ordem e também para a Família Franciscana.

Equipe de Comunicação – Junto com Ministro Geral, serão eleitos outros membros? Para quais serviços?

Frei Valmir, OFM – No mesmo Capítulo Geral em que ocorre a eleição do Ministro Geral são eleitos o Vigário Geral, que é o “vice-ministro” Geral, e 8 Definidores Gerais para o mesmo tempo de serviço. Os Definidores Gerais são provenientes de todos os continentes e eleitos para servir toda a Ordem na animação e tomada de decisões que competem ao Definitório Geral. Este Definitório formado pelo Ministro Geral, Vigário Geral e Definidores, age de forma colegiada e atua também como Conselho do Ministro Geral. Os Definidores Gerais têm a missão de animar mais de perto as Entidades da Ordem em uma determinada região, por exemplo, América Latina. Eles são também o elo imediato entre os vários Ministros das Entidades e a Casa Geral incluindo as suas diversas secretarias e serviços. Quando o Ministro Geral visita uma Província ou Custódia, o Definidor Geral responsável pala animação daquela região o acompanha. Além do serviço específico do Definidor Geral, ele pode também ser nomeado para algum outro serviço de animação ou de procedimentos necessários com a Santa Sé.

Equipe de Comunicação – Para este momento que a Ordem vivenciará, o Capítulo Geral: Quem são os participantes? Como são escolhidos?

Frei Valmir, OFM – Os frades capitulares são aqueles que já fazem parte do Definidor Geral, o Secretário Geral, os Secretários das Missões e Evangelização e da Formação e Estudos, os Ministros Provinciais, os Custódios das Custódias autônomas e daquelas dependentes do Ministro Geral, um frade leigo de cada Conferência de Ministros, cinco frades convidados pelo Ministro Geral e outros frades que podem ser convidados como é o caso do Animador do Serviço de JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e do Assistente Geral para OFS e JUFRA (Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana). Além dos frades capitulares que já são obrigados a participar, cada Conferência escolhe o frade leigo que deverá participar e o Ministro Geral convoca aqueles que ele quer convidar. Ao todo, os frades capitulares para este Capítulo Geral são cerca de 125.

Equipe de Comunicação – Durante a preparação, houve algum impacto que foi fruto do momento pandêmico em que vivemos?

Frei Valmir, OFM – Este Capítulo Geral começou a ser preparado em 2018, especialmente com a celebração do CPO (Conselho Plenário da Ordem) acontecido em Nairóbi, Quênia. Lá os frades participantes opinaram sobre o local a ser celebrado e os temas principais que deveriam ser tratados. Com estas indicações o Definidor Geral decidiu que o Capítulo Geral seria celebrado em Manila, Filipinas, no mês de maio de 2021. Com a pandemia declarada no início do ano passado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), foi necessário mudar o local e o tempo de duração do Capítulo. De Manila passou para Roma e de 4 semanas ficou reduzido a 2 semanas de celebração em julho de 2021. Tudo está preparado, incluindo documentação do Estado italiano para os frades capitulares poderem ingressar na Itália neste período de pandemia. Já uma semana antes e durante a celebração do Capítulo, teremos um frade médico para receber e acompanhar todos os frades capitulares e um rigoroso protocolo de segurança sanitária.

Equipe de Comunicação – Sabemos que os frades estão espalhados por todo o mundo, presentes nas mais variadas culturas e vivem diversas situações diante do cenário atual de nossa sociedade. Tendo isso em mente, quais são as expectativas (da Ordem) para o futuro?

Frei Valmir, OFM – O maior desafio para os frades em todo o mundo é “ler os sinais dos tempos”. Este é um imperativo da pós-modernidade. Não é possível vivermos bem o nosso carisma e a nossa missão sem ter plena consciência do significado dos acontecimentos de hoje. Reconhecemos que é mais fácil viver e fazer o que sempre se fez, porém é desafiador ser interpelado pelas várias situações pelas quais as pessoas e toda a criação passam em todo o mundo e “atualizar” nosso carisma e nossa missão. Com as informações provindas das várias partes do mundo, com as estatísticas da Ordem, com a partilha realizada pelos frades presentes no CPO de 2018 em Nairóbi, ficou claro que nossa Ordem está mudando rapidamente, seja em número, seja em proveniência dos irmãos. Isto deixa claro que as decisões deverão vislumbrar o futuro, ousar (sonho de Frei Giacomo Bini, ofm) dar passos que garantam a vivência plena de nossa identidade e do nosso carisma nos mais variados cenários que encontramos em todos os continentes e ousar atuar como Fraternidade na construção do Reino de Deus caminhando com os mais pobres e excluídos das sociedades. Como Igreja é preciso abraçar integralmente as indicações do Papa Francisco: uma Igreja em saída, comprometida com as pessoas, corajosa diante dos ataques e solidária com os sofredores.

Equipe de Comunicação – Frei Valmir, qual a mensagem que você deixa, como Definidor Geral, acerca do Capítulo Geral, para todos os que nos acompanham? 

Em primeiro lugar, uma mensagem de gratidão às pessoas que fazem parte de nossa vida e missão, pois sem elas não teria sentido nossa consagração ao serviço do Reino de Deus. Do mesmo modo como ninguém se salva sozinho, nenhum de nós consegue realizar a missão sozinho. A vivência autêntica do nosso carisma exige vida e atuação em fraternidade. Isto significa viver em dependência uns dos outros, construir juntos o projeto fraterno de vida, planejar e projetar juntos a ação missionária evangelizadora e celebrar em Fraternidade todos os dons recebidos de Deus. O carisma franciscano vem de Deus e não nos pertence, pois Deus o dá a seus filhos e filhas. Por isso mesmo, os franciscanos não podem viver sem a proximidade e a partilha da vida e da missão com as pessoas leigas.

Por fim, esperamos que todos se unam a nós em oração, suplicando as luzes do Espírito Santo para que nosso Capítulo Geral seja um impulso e um ponto de partida para viver melhor o Evangelho e responder mais adequadamente os apelos que Deus nos faz em nossos dias.

Agradecemos ao nosso confrade, Frei Valmir Ramos, OFM pela partilha e suplicamos as bençãos de Deus sobre toda a nossa Ordem, para que o Espírito Santo, Ministro Geral, conduza segundo a vontade de Deus, as decisões e escolhas do Capítulo Geral. Que o seráfico pai São Francisco, interceda por todos nós, seus filhos!


Fonte: Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *