Festa do Sagrado Coração de Jesus

Festa do Sagrado Coração de Jesus

Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo

No dia 24 de Junho, celebramos nas Paróquias que estão sob cuidado da Província Santa Cruz a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Nesta celebração foram acolhidos novos membros para o Apostolado da Oração.

Em algumas comunidades as  festividades foram precedidas por tríduo preparatório  com Celebração Eucarística, Ofício Divino das Comunidades e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Destacamos também a presença das crianças  e membros do apostolado na tradicional coroação.

História

A veneração ao Coração de Jesus ocorre de modo ainda mais especial na primeira sexta-feira de cada mês. Em todas as comunidades, os cristãos se reúnem para manifestar gratidão a tantas provas de amor do Divino Coração de Jesus. Essa devoção intensifica-se também em todo o mês de junho, dedicado ao padroeiro da Paróquia.

A origem dessa devoção deve-se à Santa Margarida Maria Alacoque que, após a intercessão da Virgem Maria, foi curada de uma estranha doença,  começou a ter revelações divinas diante do Coração Eucarístico de Jesus. As muitas mensagens contribuíram para cultivar maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês e à Hora Santa em reparação da humanidade.

Incompreendida por muitas pessoas, Santa Margarida teve o apoio de um sacerdote e conquistou o reconhecimento do povo. Teve extraordinárias revelações de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo a piedosa devoção ao Sagrado Coração. Foram três as aparições: a primeira em 27 de dezembro de 1673, a segunda, em 1674, e a terceira, em 1675. Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o Papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do Coração Eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690 e foi canonizada pelo Papa Bento XV em 1920.

São João Paulo II sempre cultivou essa devoção e a incentivou, caminho para todos se aproximarem de Jesus. Em 1980, no dia do Sagrado Coração,  João Paulo II afirmou: “Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo. Quero, hoje, dirigir, juntamente convosco, o olhar dos nossos corações para o mistério desse coração. Ele falou-me desde a minha juventude. A cada ano, volto a esse mistério no ritmo litúrgico do tempo da Igreja.”

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *