Formação sobre a realidade brasileira no noviciado

Formação sobre a realidade brasileira no noviciado

Com a assessoria de frei Oton Júnior, a respeito da conjuntura brasileira, os noviços destacaram o papel da economia na sociedade atual, a qual mostra sua força na política e em demais esferas sociais.

Entre os dias 06 e 09 de abril, os noviços, em Montes Claros, participaram de uma formação sobre a realidade brasileira e a evangelização franciscana. Durante os dias, os jovens frades puderam refletir sobre a conjuntura brasileira, lançando mão das análises da CNBB, as quais foram iluminadas com as reflexões da Ordem Franciscana apresentadas no documento “O Reino de Deus está próximo”, do Secretariado Geral para as Missões e a Evangelização (2020).

Com a assessoria de frei Oton Júnior, a respeito da conjuntura brasileira, os noviços destacaram o papel da economia na sociedade atual, a qual mostra sua força na política e em demais esferas sociais. Num cenário de pandemia, causa espanto o número de desempregados e invisibilizados pelo atual sistema econômico. Destacou-se ainda a importância das eleições em outubro como grande momento da política brasileira.

Em relação à geopolítica, o conflito entre Rússia e Ucrânia foi considerado em sua dimensão política e humanitária, causando o desterro de milhares de famílias, vítimas do ódio e da insensibilidade.

Para o noviço Felip Luiz, da Custódia São Benedito do Amazonas, uma temática desse tipo no noviciado leva-os a considerar a consagração religiosa de maneira mais ampla, não romantizada: “quero ser frade, me consagrando para trabalhar em realidades como essas? Nós como frades e cristãos temos o dever e a obrigação de estar com as vítimas de uma sociedade opressora e egocêntrica, uma vez que devemos ser ‘irmãos menores’ (CCGG 41) e arautos na luta contra a injustiça e exclusão social”.

Frei Lucas Chaves, da Província Santa Cruz, também destacou a relevância de formações desse tipo: “acordamos para nossa realidade na qual fazemos uma opção preferencial pelos pobres para estarmos entre eles, com eles e como eles”.

Ser instrumento da paz e do bem significa empenhar-se nas causas dos homens e mulheres de hoje, a fim de que a Boa Notícia do Reino se faça presente em nosso meio, sobretudo na população mais vulnerável de nosso tempo.

Texto: Frei Oton Júnior, OFM

Leia outras notícias