Frades da Província Santa Cruz participam da Tenda Vocacional em Viçosa – MG

“Com o coração ardente de amor vamos seguir o bom pastor.
Pés a caminho a vida é missão, vivemos essa graça, nossa vocação!”

 Em tempos convidativos e com o ardor motivante do Terceiro Ano Vocacional que deseja promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus, e ainda com o clima oscilante de dias, quentes e chuvosos, aconteceu a Tenda Vocacional no evento chamado Seara do Senhor em Viçosa-MG. O Cuidado Pastoral das Vocações Franciscanas do regional de Belo Horizonte e várias outras entidades religiosas, entre elas congregações e institutos marcaram presença. Havia também representações do Seminário Arquidiocesano de Mariana e das vocações do catequista e outros ministérios leigos.

            “Corações ardentes, Pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) recordava o tema principal da tenda vocacional. Por lá passaram inúmeras pessoas que, com seus semblantes resplandecentes de alegria e entusiasmo, puderam conhecer um pouco mais da vida religiosa consagrada e das diversas formas de vocação, expressos nos diversos carismas ali presentes, bem como também nos trabalhos e formas de vida que cada uma na sua singularidade contribui para a edificação do Reino e santificação do mundo.

            Onde há religiosos, há alegria, já recordava o Papa Francisco. Os quatro dias de 18 a 21 de Fevereiro, foram de intensa convivência fraterna, de muitos risos, danças, cantos, conversas, solidariedade e caridade entre irmãos. Era bonito observar o entusiasmo e a contribuição do gáudio dos consagrados e de todos os presentes na tenda, dizia os organizadores do evento.

No entrelaçamento e na relação entre a escolha divina e a liberdade humana a essência de todo indivíduo se apresenta como um ser vocacionado.  A própria palavra “vocação” significa “chamado”, o que denota uma ação de alguém que chama e alguém que escuta e responde. Da experiência vocacional, nestes dias de “carnaval com Cristo” pedimos ao Senhor da Messe que sempre envie operários, para que haja perseverantes respostas ao serviço da Igreja e do Povo de Deus e que os que se sentem chamados que estejam sempre dispostos a responder sim ao Senhor que chama a construção de seu Reino e aponta como ápice vocacional: o amor.

Leia outras notícias