Irmã Maria José do Bom Pastor, OSC, emite seus votos perpétuos na Ordem de Santa Clara

Irmã Maria José do Bom Pastor, OSC, emite seus votos perpétuos na Ordem de Santa Clara

A Profissão Solene aconteceu no sábado, dia 19 de Março.

No sábado, 19 de Março, aconteceu a Profissão Solene de Votos Perpétuos na Ordem de Santa Clara, da Irmã Maria José do Bom Pastor, OSC. A celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Hilton Farias de Souza, OFM, Ministro Provincial da Província Santa Cruz.

Confira uma breve biografia da caminhada da Irmã Maria José do Bom Pastor, OSC:

Waldete da Silva, terceira de 13 filhos, nasceu em julho de 1974, no interior de São Pedro do Suaçuí, MG. Quando tinha 8 anos, sua família veio para Belo Horizonte à procura de melhores condições de vida e se estabeleceram na cidade de Ibirité.

Todos os dias à noite, a criançada se juntava e rezava o terço. Num destes dias, ao rezar, sentiu o chamado divino: “Vem me servir!”. Sentiu a inspiração de ser “Madre”. Sem saber direito o que era isto, o que significava ser Madre, correu para dizer à sua mãe que queria ser Madre.

Uma de suas irmãs, mais nova, também disse que queria. Dona Orfelina prometeu leva-la para falar com o Padre, que só vinha uma vez por mês celebrar na Escola Municipal. Tendo chegado enfim o dia da Santa Missa, seus pais falaram com o Padre, e ele olhando para as duas disse para Waldete: “esta sim” e para a outra disse que ainda era muito nova e deu o número do telefone de Irmã Maria José, das Irmãs Escolápias, que trabalhava com a pastoral vocacional.

Depois de ligar para a Irmã Maria José, não conseguiram chegar ao convento no bairro Floresta em BH, só conheciam o centro de Belo Horizonte. Então a Irmã teve que ir pessoalmente busca-la em casa. Depois dos encontros vocacionais e de terminar pelo menos a 8a série, ingressou em 1996 nas Irmãs Escolápias.

Foram nove anos, e neste tempo foi discernindo que aquela vida, os trabalhos nas escolas, não era isto que preenchia seu coração. Então pediu para deixar a congregação antes dos votos perpétuos. Foi muito bem acolhida em sua família.

Novamente na casa paterna teve algumas experiências de trabalho na área de educação e uma experiência de namoro. Mas nada preenchia aquele vazio grande que estava em seu coração. Certo dia, após a Santa Missa confidenciou a seus pais o desejo de retornar ao Convento. Com simplicidade e sabedoria eles disseram que sabiam que ela tinha vocação para Irmã de Caridade e que as portas de casa estariam sempre abertas para ela.

Em agosto de 2010 Waldete faz suas malas e vai para Curitiba, para as Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus, por intermédio de outra juniorista que havia deixado as Irmãs Escolápias e que agora estava nesta Congregação. Waldete achava que estas Irmãs eram mais recolhidas e levavam mais vida de oração, mas quando viu que também atuavam na educação e que ela teria que fazer o mesmo, não hesitou e novamente voltou para casa. Não desistiu, ainda estava à procura do Amado Jesus; onde encontrá-lo?

Participou de alguns encontros na comunidade Caminho até que, ainda através desta juniorista, conheceu o Mosteiro Santa Clara em setembro de 2013.

Depois de um período de acompanhamento e discernimento entrou para uma experiência neste Mosteiro no dia 02 de fevereiro de 2014, na festa da Apresentação do Senhor. No dia 1º de maio deste ano começou seu postulantado. Nas vésperas da Apresentação do Senhor de 2015, recebeu o santo hábito da Ordem com o nome de Irmã Maria José do Bom Pastor. Depois de dois anos de aprofundamento e discernimento fez sua primeira profissão no dia 25 de março de 2017, festa da Anunciação do Senhor.

E, agora, depois de cinco anos e, sem aquele vazio do coração, dá seu sim definitivo ao Senhor. Como o pai São Francisco diz: “É isto que quero, é isto que busco de todo o coração” e com a mãe Santa Clara: “Arrasta-me atrás de ti! Corramos no odor dos teus bálsamos, ó Esposo celeste”.

Acompanhe como foi a Profissão Solene da Irmã Maria José do Bom Pastor, OSC:

Leia também: Frei Antônio Izael Rodrigues é ordenado presbítero em São João da Lagoa – MG

Leia outras notícias